EventosVariedades

OSPA faz apresentação na Argentina neste domingo (10)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) foi convidada pelo Teatro Colón, de Buenos Aires, para realizar um concerto no seu palco, considerado o mais nobre da Argentina. Será a primeira vez que a OSPA, em formação completa, irá ao país vizinho para uma apresentação.

Publicidade

Sob regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, a orquestra executará uma obra contemporânea do compositor Arthur Barbosa, um grande clássico de Heitor Villa-Lobos e ainda uma das maiores criações de Sergei Rachmaninoff, com solo do pianista Fabio Martino. O concerto será no domingo (10), às 17h. Os ingressos já estão à venda no site teatrocolon.org.ar e também na bilheteria do teatro.

Os preparativos para a viagem à capital argentina estão a todo o vapor. Faltando poucos dias para os embarques, que ocorrem na sexta (8) e no sábado (9), a equipe de produção ajusta os últimos detalhes para garantir o transporte de dezenas de músicos, instrumentos e partituras.

O solista convidado para a ocasião é o pianista Fabio Martino, brasileiro radicado na Alemanha e com amplo reconhecimento internacional. Começou a estudar o instrumento com 5 anos e, com apenas 12, superou pianistas maduros ao vencer o concurso da Fundação Magda Tagliaferro. Em 2010, tornou-se o único brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano do BNDES, o mais importante da América Latina.

Em sua segunda apresentação com a OSPA (a primeira foi em 2016), Martino sobe ao palco para interpretar “Rapsódia sobre um Tema de Paganini”, de Sergei Rachmaninoff (1873 – 1943). Trata-se de um conjunto de 24 variações sobre o tema “Capricho em lá menor”, do violinista virtuose Niccolò Paganini. Exímio pianista, o próprio compositor foi o solista na estreia da obra, que ocorreu em 1934, em Baltimore, Estados Unidos, com a Orquestra da Filadélfia regida pelo célebre maestro Leopold Stokowski.

A apresentação termina com “Choros nº 6”, peça fundamental de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) que faz parte da série “Choros” – definida pelo compositor como uma síntese de “diferentes modalidades da música brasileira indígena e popular”. Composta em 1926, “Choros nº 6” faz alusão à atmosfera seresteira e aos personagens chorões do Rio de Janeiro daquela época. Para isso, os tradicionais instrumentos da orquestra ganham a companhia de uma percussão tipicamente brasileira com a cuíca, o reco-reco, o roncador e o tamborim de samba. “Choros nº 6” foi apresentada pela OSPA em 11 de junho de 2022 e, na semana seguinte, foi registrada nas gravações do próximo CD da orquestra, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

Turnê – Teatro Colón convida OSPA
Concerto: Domingo, 10 de julho de 2022, às 17h (hora local).
Onde: Teatro Colón, Buenos Aires, Argentina.
Ingressos: a partir de 500 pesos argentinos.
Bilheteria on-line: bit.ly/EntradasOSPA
Bilheterias do Teatro Colón: Calle Tucumán, 1.171, de segunda a sábado, das 9h às 20h, domingo, das 9h às 17h. Calle Viamonte, 560, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Evento presencial, sem transmissão ao vivo.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo