Santa Catarina

Projeto Limpeza dos Mares recolhe mais de uma tonelada de lixo da Ilha do Arvoredo

Projeto contabiliza 120 toneladas de resíduos recolhidos com etapa da Ilha do Arvoredo. Ação o correu no último sábado, liderada pala Associação Náutica Brasileira (ACATMAR)

O projeto Limpeza dos Mares do último sábado (02) retornou após um ano à Ilha do Arvoredo, ao norte da Ilha de Santa Catarina, no local chamado Saco do Capim, onde é permitido o mergulho. E mais uma vez a surpresa foi encontrar uma grade quantidade de lixo, tanto no costão como agora também no fundo do mar.

Publicidade

No costão, o recorde que encheu sacos e sacos foi as garrafas plásticas de vários tipos e tamanhos – incluindo peças da Malásia e da China. Também foram encontrados muitos calçados, entre sapatos, chinelos e sandálias, vários pedaços de isopor e tonéis de óleo.

Foto: Divulgação /Projeto Limpeza dos Mares

Já no fundo do mar, pneus, restos de cabos e redes, pedaços de metal e canos de fero e chumbo. Ao todo foram contabilizados mais de 1,1 tonelada, destinada para reciclagem.

O projeto com isso chegou, na sua 32ª, etapa desde 2014, à triste marca de 120,9 toneladas de resíduos retirados do fundo dos mares, praias, rios e costões de Santa Catarina.

Foram 60 voluntários, entre mergulhadores e a turma que se dividiu entre o costão e a separação do lixo na embarcação-mãe – a Acquanauta III. Além dela, barcos da BOATLUX e da Polícia Militar Ambiental auxiliaram na realização.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa, e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista. Nesta edição conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da IlhaMedilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Plastkolor e Atacado Vitória.

Via
André Seben
Fonte
PalavraCom

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo