GastronomiaSaúde

Bacalhau faz bem à saúde; saiba como prepará-lo

Com baixo nível de colesterol e rico em ferro, magnésio e fósforo, o bacalhau é um dos alimentos mais consumidos durante toda a Quaresma, incluindo a Semana Santa.

Por motivos religiosos ou mesmo por hábitos culturais, muitas pessoas deixam de consumir a carne vermelha nesse período e aumentam o consumo de peixes, que, de acordo com especialistas, são saudáveis e importantes fontes de proteínas.

O bacalhau tornou-se tradição na culinária brasileira, sendo ingrediente principal em diversas opções de pratos que agradam a todos os paladares. Além das inúmeras possibilidades de receitas, possui benefícios para a saúde, tendo em vista o seu alto valor nutritivo e a presença de vitaminas A, E e D, fundamentais para o organismo.

 “O bacalhau contém gorduras saudáveis, como o ômega-3 e ômega-6, nutrientes importantes para diminuir o LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, é importante na prevenção e controle de problemas cardiovasculares, câncer, doenças inflamatórias e autoimunes”, afirma a nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Viana.

No entanto, é preciso ter atenção durante o preparo do  bacalhau para que ele permaneça saudável. A nutricionista explica que deve ser consumido assado no forno, cozido ou grelhado para preservar os seus nutrientes.

“Apesar de todos os benefícios, a ingestão de bacalhau deve ser moderada pelas pessoas que possuem hipertensão arterial, pois é rico em sódio e, por isso, o processo de dessalga precisa ser feito com cautela”, orienta.

Mesmo o bacalhau sendo um dos alimentos mais vendidos na Páscoa, Paula salienta que os peixes, de um modo geral, possuem propriedades nutricionais semelhantes e podem ser substituídos.

“Uma boa dica é variar os modos de preparo e os tipos de peixe. Desta forma, temos outras opções saudáveis e que podem caber no bolso do consumidor, como o arenque, a sardinha, o salmão, o atum e o linguado”, recomenda.

A especialista salienta que o consumo dos peixes precisa fazer parte dos hábitos alimentares das famílias por causa das suas propriedades nutricionais. “A ingestão não deve ficar restrita a esse período do ano, tendo em vista os diversos benefícios que traz à saúde”, finaliza a nutricionista.

Confira 6 dicas sobre o preparo do bacalhau:

Hidratação
Muita gente não sabe, mas o bacalhau precisa ser dessalgado e, também, hidratado. Uma dica para fazer isso é usar o molho que pode deixá-lo bastante macio e saboroso.

Tempo de molho
O tempo para deixar a carne de molho varia de acordo com o seu tamanho. Por exemplo, um lombo de 2,3 cm a 5 cm de altura pode levar até 48 a 72 horas para perder todo o sal. Os pedaços mais grossos dessalgam em até 24h; já os mais finos, em 12h.

É errado usar leite. Mito ou verdade?
Não é errado, mas usar o leite pode não dar à carne o tempo necessário para hidratação e, assim, comprometer a textura do bacalhau.

Aferventação do bacalhau
É comum que as pessoas aferventem o bacalhau antes de preparar a receita e isso não é recomendado. Se a carne será cozida ou assada não é necessário aferventar. A não ser que deseje separar a peça em lascas.

Melhor preparo
Você pode escolher a melhor forma de preparo, de acordo com suas preferências. Porém, ao assar, o calor se distribui de maneira mais uniforme no peixe e o deixa mais saboroso.

Mais sal?
Em casos de pedaços menores, não é necessário acrescentar mais sal. Já com pedaços maiores, que ficam um tempo maior no molho para dessalgar, o sabor acaba sendo um pouco perdido. Então, recomenda-se que coloque apenas uma pequena quantidade de sal.

Botão Voltar ao topo