NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

OSPA apresenta repertório de Mozart a Queen em recital neste domingo (17)

Quarteto de cordas adapta obras que vão da música de concerto ao rock dos anos 1970

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta neste domingo (17), às 18h, a Série Música de Câmara. Nesta ocasião, a Sala de Recitais da Casa da OSPA recebe os violinistas Geraldo Moori e Paulo Barcelos, o violista Delmar Breunig e o violoncelista Deolindo de Azambuja, fundadores do Quarteto Pró-Música.

Todos são membros da OSPA e possuem vasta experiência em performances de concerto, também atuando em grupos de câmara. O programa inclui compositores consagrados da música de concerto, como Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Joseph Haydn e Astor Piazzolla, bem como artistas que fizeram história no cenário da música popular do século XX, com destaque para Freddie Mercury, da banda inglesa Queen, e o músico argentino Ramón Sixto Ríos.

Repertório

O grupo atravessa o período clássico da música de concerto na primeira parte da apresentação com o “Divertimento em Fá Maior, K. 138”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a “Sinfonia nº 27” de Joseph Haydn, peça escrita para orquestra entre os anos de 1757 e 1760. A programação também incorpora um dos grandes compositores do período barroco, Antonio Vivaldi, com o “Concerto para Cordas em Sol Menor, RV 152” — a segunda obra de sua coletânea “L’estro armonico” (em português, “A inspiração harmônica”), de 1711.

Do repertório mais atual, o quarteto interpreta “Oblivion” e “Inverno Porteño”, de “Las Cuatro Estaciones”, de Astor Piazzolla. Com a proposta de apresentar um programa leve e diversificado, o grupo também apresenta “Merceditas”, canção folclórica eternizada por Ramón Sixto Ríos na década de 1940, com arranjo do compositor, professor e violinista da OSPA Arthur Barbosa. Além das homenagens à música argentina do século XX, os músicos ainda tocam uma versão para cordas de “Bohemian Rhapsody”, obra-prima da banda Queen, que ganha novos ares em adaptação para violinos, viola e violoncelo.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)

Recital da Série Música de Câmara – Quarteto Pró-Música

Quando: domingo, 17 de julho de 2022, às 18h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

ENTRADA FRANCA

Estacionamento: gratuito, no local.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida.

Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Botão Voltar ao topo