Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Público prestigia abertura da 28ª Feira do Cooperativismo em Santa Maria

Evento ocorre no Centro de Referência em Economia Solidária, das 7h30min às 19h, com diversas atrações e venda de produtos coloniais e de artesanato

Com apoio da Prefeitura de Santa Maria, começou nesta sexta-feira (15) a 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que ocorre neste final de semana, no Centro de Referência em Economia Solidária. O funcionamento dos estandes é das 7h30min às 19h, até este domingo (17), com entrada gratuita. Durante a solenidade de abertura do evento, no lonão principal, o prefeito Jorge Pozzobom comemorou a possibilidade de a Feira voltar a ser presencial.

“Este ano, estamos todos aqui de novo, nos vendo com olho no olho. Isso é possível porque seguimos o cronograma de vacinação e estamos protegidos e mais fortes contra esse vírus, que é um inimigo traiçoeiro e invisível. A Feicoop neste ano tem transmissão das atividades online, mas não mais por uma questão de segurança e, sim, para alcançar mais público, de pessoas que por algum motivo não conseguiram vir até Santa Maria. É uma imensa alegria podermos voltar à íntegra com este evento e, enquanto eu for prefeito, farei o possível para ajudar a Feicoop a ter o que precisa para a efetivação da feira”, pontuou Pozzobom, acompanhado do Chefe de Gabinete, Alexandre Lima.

Também participaram da abertura da Feicoop o coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança, José Carlos Peranconi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, representando os parlamentares da Casa. Ainda estavam na solenidade o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFF), Nídia Heringer, e o gerente regional da Emater, Guilherme Passamanni.

Foto: João Alves /PMSM

Da gestão municipal, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, João Chaves; de Cultura, Rose Carneiro; de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; a adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig; e o superintendente de Assistência Técnica da pasta de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini.

O Executivo Municipal também está presente na Feicoop com um estande do Distrito Criativo, que apresenta o movimento para impulsionar a economia do Centro Histórico Ferroviário, a partir da revitalização da área em Santa Maria. O território onde o projeto será implementado está compreendido na área entre a Praça Saldanha Marinho e a Gare, tendo a Avenida Rio Branco como eixo principal, englobando duas quadras para cada lado da avenida e toda a extensão do Parque Itaimbé. A intenção é criar nessa região um ambiente com atrativos para investir, morar, trabalhar, estudar e se divertir.

Em paralelo à Feira, ocorre a 3ª Jornada Formativa da Feicoop, que iniciou na quinta-feira (14) com seminários, oficinas, rodas de conversa, intercâmbios, formação e reuniões, e da 3ª Mostra de Arte e Cultura e Diversidade da Economia Solidária. A 28ª Feira Internacional do Cooperativismo tem como tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”. Confira em anexo a programação completa.

Foto: João Alves /PMSM

A Prefeitura é apoiadora do evento com a destinação de emendas parlamentares, serviço de segurança, por meio da Guarda Municipal, e de organização do trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Além disso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, organizou que produtores da região de hortifrutigranjeiros, produtos das agroindústrias e artesanato, levem seus produtos à Feicoop.

Já a Secretaria de Saúde está presente na Feira com a Unidade Móvel de Saúde, que oferta vacinação contra a gripe para pessoas de qualquer faixa etária. A Unidade Móvel está no primeiro corredor da Feicoop, da área externa.

A Feira é promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Federal Farroupilha e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além do Projeto Esperança/Cooesperança e Rede Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, que é a responsável pelo Feirão Colonial, que será concentrado nos dias de realização da Feicoop. O Caminhão do Peixe também estará no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter nos dois primeiros dias de evento.

Ao visitar a Feicoop, o público poderá conferir uma ampla diversidade de produtos que seguem a convicção de motivar o consumo de produtos naturais e ecológicos e garantir a qualidade de vida e saúde. Portanto, não haverá a comercialização de produtos com aditivos químicos nem agrotóxicos.

O QUE É A FEICOOP?

A Feicoop ocorre tradicionalmente no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, atrás da Basílica Nossa Senhora Medianeira. Nos pavilhões, o público encontra produtos hortifrutigranjeiros e de agroindústrias e artesanato, além de debates e painéis voltados à economia solidária. Realizada há quase 30 anos, a feira costuma atrair caravanas de outros Estados e países da América Latina. Segundo a organização do evento, na última edição, cerca de 60 mil pessoas passaram pela Feicoop.

A 28ª Feicoop é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria; Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Via
Joyce Noronha
Fonte
Secretaria de Comunicação PMSM
Botão Voltar ao topo