Variedades

Estreito de Bósforo é uma das atrações de Istambul

Istambul é uma das cidades mais surpreendentemente para turistas ávidos pelo novo e pelas belas paisagens. Além de ser a única dividida entre dois continentes, o que a confere o “título” de estar na Eurásia (Europa e Ásia); quantas outras grandes cidades do mundo podem reivindicar quatro grandes mares e águas ao redor? A cidade está cercada pelos Mares Negro e de Mármara, além do estreito de Bósforo e do Chifre Dourado, sem incluir os vários lagos, rios, riachos e assim por diante.

Situado no “miolo” da cidade, o milenar Estreito de Bósforo é o canal de água que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara. Não é surpresa que um tour no Bósforo seja essencialmente uma volta pela bela Istambul. Enquanto outras cidades o obrigam a pegar um ônibus para ver todos os pontos turísticos, aqui, basta o turista fazer um tour pelo Bósforo em Istambul e ver tudo que esta cidade oferece, em meio ao azul profundo deste canal. Abaixo, listamos alguns dos passeios “must see” (obrigatórios) ao turista:

O caminho mais fácil

Bbasta pegar as balsas de passageiros, a forma mais prática (e talvez econômica) é embarcando nas balsas que são utilizadas como transporte de passageiros na cidade. Com o cartão de Istambul, que é válido para toda as formas de transporte público na cidade, o turista pode sair das principais paradas: Eminönü e Beşiktaş, ou Üsküdar e Kadıköy. A partir desses locais, as balsas partem a cada 15 minutos para atravessar o Bósforo para outro extremo. Mas há balsas especiais que sobem quase todo o Bósforo (e o Chifre Dourado também) durante a “hora do rush” todas as manhãs e à noite.

Foto: Şinasi Müldür /Pixabay

Passeios longos no Bosphorus: estas excursões tendem a sair da Península Histórica em Eminönü e passar por muitas paisagens diferentes ao longo do Bósforo, a caminho do ponto onde os turistas veem o local onde o Bósforo se abre para o Mar Negro. A parada final geralmente acontece em Anadolu kavağı, uma pequena vila de pescadores no lado asiático da cidade, ideal para quem quer fugir da agitação, sentando em um bom café ou restaurante, vislumbrando as belas vistas do Bósforo e do Mar Negro. No topo da colina, acima dos cafés, fica a fortaleza otomana Anadolu kavağı. Estes passeios tendem a durar entre cinco e sete horas, com algumas paradas, incluindo uma dessas para almoço e chá, ao lado do Mar Negro.

Passeios curtos no Bósforo: estes geralmente partem de Eminönü, Üsküdar e Ortaköy e duram cerca de uma a duas horas. Eles passam pelas duas primeiras pontes sobre o Bósforo e são uma ótima maneira de ter uma ideia da grandeza do estreito, sem ocupar o dia todo na agenda do turista.

Passeios noturnos: especialmente no verão, os tours noturnos partem dos principais portos e, muitas vezes, oferecem música e diversão. Os pontos turísticos estão inclusos, mas a principal proposta desse tour é a experiência agradável de estar no Bósforo, com amigos e familiares, apreciando a bela atmosfera ao seu redor.

O que apreciar nos passeios?

Torre de Maiden: esta adorável pequena torre está situada em uma ilhota bem no meio do Bósforo. Pode ser enxergada a partir de muitos pontos de vista e é o cenário de muitas lendas. Agora, serve como um restaurante e um ponto de observação, particularmente impressionante durante o pôr do sol.

As pontes de Istambul: existem três pontes inter-continentais em Istambul, tradicionalmente citadas como a primeira, segunda e terceira pontes (a partir do Mar de Mármara até o Mar Negro). Os nomes reais delas, em ordem, são a Ponte dos Mártires de 15 de julho, a Ponte Fatih Sultan Mehmet e a Ponte Yavuz Sultan Selim. As três são todas grandes pontes suspensas que se iluminam à noite e são verdadeiramente maravilhas da arquitetura.

Botão Voltar ao topo