Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas inicia Semana da Mulher Negra na segunda-feira (25)

Inicia na segunda-feira (25), a 2ª Semana da Mulher Negra Pelotense – Somos Todas Tereza de Benguela. Até o sábado (30), os pelotenses poderão acompanhar palestras, rodas de conversa, lançamentos de programas e exibição de documentário.

O slogan desta edição homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII que, até hoje, representa a luta e a resistência das mulheres e do povo negros.

A programação é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Confira a programação:

 Segunda-feira (25)

  • 16h no Salão Nobre da Prefeitura – roda de conversa – Representatividade Negra nos Dias Atuais, tendo como convidadas a diretora da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), professora Clotilde Victória, a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ceci da Silva de Souza, a gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), professora Helenira Goularte Brasil Dias, a advogada de mulheres com ênfase nas áreas de Direito das Famílias e Sucessões e Cível, Tuane Tarques, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde (SMS), assistente social Márcia Helena dos Santos da Rosa, a assessora legislativa e historiadora Francisca Mesquita Jesus, e a chefe do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), engenheira agrícola Rejane Ribeiro Jorge da Silva.
  • 19h, no Canal Sororidade no YouTube, com Helô Miléo – mesa de debate – O papel da Mulher Negra no Fomento à Literatura.

Terça-feira (26)

Lançamento da Campanha Somos Todas Tereza, nas mídias sociais do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) e instituições integrantes.

Quarta-feira (27)

  • 14h no CDD Dunas – Projeto Narrativas Corporais – com o tema Saúde da Mulher Negra, Segurança Alimentar e Anemia Falciforme.

Quinta-feira (28)

  • 16h na Bibliotheca Pública Pelotense – exibição e reflexão do documentário Axêro.

Sexta-feira (29)

  • 18h, no pátio 4 do Mercado Central – evento cultural com artistas locais – Griô Sirlei Amaro.

Sábado (30)

  • das 8h45 às 17h15, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – 2º Congresso de Negros e Negras de Pelotas.
Botão Voltar ao topo