Eventos

Cruz Alta sedia 1º Fórum Gauchesco de Surdos neste sábado (30)

Evento será durante a 42ª Coxilha Nativista, a partir das 14h

Cruz Alta será sede do 1º Fórum Gauchesco de Surdos neste sábado (30). O evento será durante a 42ª Coxilha Nativista, a partir das 14h, no Ginásio Municipal de Esportes. O encontro vai debater sobre a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, atentando-se para os símbolos mais utilizados em cada região do Rio Grande do Sul. Também será feita uma análise sobre a necessidade de tornar mais compreensivos os símbolos da cultura gaúcha para as pessoas da comunidade surda.

Publicidade

“O Fórum reunirá membros da comunidade surda de várias regiões do estado”, diz o coordenador de Acessibilidade, Cléber Lorenzoni. Segundo ele, a ideia da realização do Fórum em Cruz Alta surgiu com a educadora especial Bibiana Ferrão. “Trata-se de uma forma maravilhosa de inclusão e de trazer a comunidade surda para dentro da Coxilha. Não é porque eles têm esta deficiência auditiva que não poderão aproveitar a Coxilha, mesmo sendo um festival de música”.

O povo surdo, diferente da população ouvinte, possui sua identidade, cultura e língua própria, a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, que mesmo reconhecida como língua oficial do Brasil ainda é desconhecida por grande parte da população brasileira, necessitando de diversas ações para que sua importância seja realmente compreendida, haja vista que para o exercício pleno da cidadania é direito do sujeito surdo o acesso à comunicação no trabalho, serviços, lazer, meio jurídico, educação e saúde.

Programação

  • 14h- Credenciamento
  • 14h15- Abertura do Fórum
  • 15h25- Chimarrão break
  • 15h45- Continuação do fórum Gauchesco de surdos
  • 17h-Enceramento

“Queremos curtir bastante, vendo as pessoas pilchadas, vivenciando nossos costumes de fato. É importante que qualquer indivíduo tenha acessibilidade para ter contato com a cultura gaúcha que nos faz tão bem, nos unindo enquanto pessoas”, comenta Bibiana Ferrão.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo