Rio Grande do Sul

Lajeado inicia atendimento médico por teleconsulta

Serviço estará disponível nas unidades de saúde Novo Tempo, Montanha e Conventos

Lajeado inicia na próxima semana o atendimento médico por teleconsulta. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), a nova alternativa permite a realização de consulta médica de forma remota para casos considerados leves nas unidades de saúde.

As unidades de saúde que contarão com este serviço, de início, serão Novo Tempo, Montanha e Conventos. O objetivo é oferecer um número maior de consultas no dia, com a opção de atendimento à distância quando a agenda do dia do posto estiver esgotada.

Agendamento

A modalidade tem o mesmo processo de uma consulta convencional, e o paciente precisará estar presencialmente no posto de saúde: será necessário o agendamento na unidade de saúde, após o paciente participará da triagem no posto e a equipe de enfermagem encaminhará para o consultório online na unidade de Saúde. O médico, responsável pelo atendimento, estará em um consultório na Secretaria de Saúde e atenderá o paciente à distância.

Conforme o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, a teleconsulta complementa os atendimentos da unidade de Saúde e será uma alternativa às consultas presenciais.

O critério de atendimento para teleconsulta segue sendo o mesmo: apenas poderão ser atendidos pacientes vinculados às unidades de Saúde com esta modalidade disponível. As unidades de Saúde foram escolhidas por conta da estrutura física necessária para contemplar esta modalidade de atendimento. Conforme Klein, foi observado a necessidade de implantar esta modalidade de consulta à distância como alternativa, pois os últimos meses apresentaram uma alta demanda de atendimentos não-emergenciais.

As receitas médicas e atestados serão emitidos pelo sistema do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e impressos na unidade de Saúde. As teleconsultas, de início, ocorrem nas terças e quintas-feiras à tarde. Os profissionais da Saúde que atuarão na teleconsulta e as equipes das unidades de Saúde também passaram por treinamentos.

Botão Voltar ao topo