CASANEWS

Acerte na escolha da cola ideal para cada projeto de marcenaria

A escolha proporciona a garantia de um resultado profissional e durável em objetos construídos em madeira.

Grande parte dos projetos de marcenaria envolvem martelos, pregos, furadeiras e outros objetos que, muitas vezes, tornam o processo difícil e demandam mais tempo na execução. Colar as peças é uma solução mais prática e rápida, mas, além de buscar produtos de qualidade no mercado, é necessário que as pessoas estejam informadas sobre como realizar a aplicação da cola na superfície, permitindo que o resultado seja eficiente e evite prejuízos ou retrabalhos.

Essas informações são necessárias tanto para as grandes e pequenas empresas, quanto para as pessoas que desenvolvem os mais diversos projetos e objetos em casa. A cultura do Faça Você Mesmo, por exemplo, – no inglês DIY: do it yourself – vem ganhando força nos últimos anos em todo o mundo. Com o boom da internet, as pessoas passaram a dedicar o seu tempo em vários tipos de projetos, por exemplo, móveis e objetos de madeira. E, mais do que simplesmente produzir, começaram a compartilhar os resultados e ensinar as técnicas nas redes sociais, contribuindo para uma economia criativa e geração de novas ideias.

A cola ideal para cada projeto: para esclarecer as características e utilidade de cada cola, separamos algumas dicas.

O processo de colagem de madeira parece ser simples, mas, é preciso ter cuidado e atenção, para que o resultado seja positivo. O consumidor deve ficar atento na função de cada cola, bem como nas informações a respeito daquele produto.

Com qualidade muito superior às colas tradicionais para madeira, as colas da marca americana Titebond têm diferentes opções para cada necessidade e vem conquistando os brasileiros nos últimos anos. As colas Original, Premium II e Ultimate III, por exemplo, são as mais utilizadas no mercado nacional por marceneiros, luthiers (profissionais que utilizam madeira para construir instrumentos musicais) e hobbystas.

Com alta tecnologia e inovação, a linha é considerada uma das melhores do segmento de marcenaria e moveleiro. Todas as colas podem ser utilizadas para consumo de pequenas empresas, marceneiros, artesões ou hobbystas, já que a linha conta com vários tipos de embalagens.

O adesivo Titebond Original é ideal para a utilização interna, sendo uma ótima opção para colagem de madeiras, MDF, aglomerado, lâminas de madeiras e para a montagem de móveis. Desenvolvendo uma colagem mais forte que a própria madeira, a cola é produzida em resina alifática, e tem sido utilizada por marceneiros profissionais, indústria de móveis e demais profissionais.

O vice-presidente da Grossl, Sergio Luiz Jankowski, indústria catarinense que comercializa as colas para madeira e construção civil da marca Titebond em território nacional, explica que a Titebond II Premium é recomendada para colagem de madeira e lâminas pelos processos de colagem a frio, quente e de alta frequência. Também pode ser utilizada na montagem de móveis e esquadrias de madeira de uso externo, devido a sua alta resistência à umidade.

E, por fim, a Titebond III Ultimate é considerada a melhor cola para madeira. A cola é recomendada para aplicações externas mesmo em temperaturas mais baixas ou quando a preocupação for a umidade excessiva. “A cola é a escolha certa para móveis de jardim, caixas de correios ou qualquer outro objeto que ficará exposto ao ar livre. Além de poder ser utilizada na fabricação de utensílios de cozinha, como tábuas de corte, visto que é segura para o contato indireto com alimento”, explica Jankowski.

A Titebond Original, II e III são livres de solventes e não produzem vapores nocivos. “Além disso, a Titebond II e III podem ser utilizadas para projetos interiores, mas, devido à alta qualidade e resistência à umidade e à água respectivamente, são indicadas para uso externo também”, ressalta Sergio.

Sergio ainda comenta que as colas podem ser utilizadas em projetos com contato direto com água, mas, não são indicadas para projetos de imersão constante. A Titebond III, por exemplo, já passou pelo teste da ANSI/HPVA Tipo I de resistência à água. O teste Tipo I consiste em ferver os objetos peças coladas por quatro horas e colocar as amostras em forno de 63°C por 20 horas. Após isso, as colas são fervidas novamente e resfriadas em água corrente. Depois, as peças passam por um teste enquanto ainda estão úmidas . As colas precisam atingir algumas exigências de resistência e falha na madeira para passar na especificação. “Ou seja, devem oferecer resistência superior de colagem, além de tempo de montagem mais longo.”, finaliza.

Grossl

Fundada em 1982, em São Bento do Sul (SC), a Grossl oferece soluções completas em abrasivos e adesivos para as indústrias moveleira, madeireira, metal mecânico, automotiva, naval, couro e óptico.

Entre os principais produtos comercializados estão abrasivos, adesivos, colas, selantes, discos de corte, desbaste e esponjas abrasivas, limas rotativas, aplicadores manuais de Hot Melt, lixadeiras pneumáticas manuais Dynabrade, entre outros acessórios e itens.

Os produtos de alta qualidade estão divididos em diferentes grandes marcas distribuídas exclusivamente pela Grossl, são elas: Titebond, Franklin International, Ekamant, Starcke e Horse.

Botão Voltar ao topo