Saúde

O frio e as dores articulares

O inverno chegou e nesta época do ano mais fria é comum algumas pessoas sentirem o desconforto das dores, especialmente nas articulações. Mesmo sendo conhecido desde a antiguidade, o tema é uma das grandes polêmicas da medicina e ainda não há consenso científico sobre como o clima pode afetar o organismo e provocar dores físicas.

No entanto, o fato é que as pessoas continuam a sofrer todas as vezes que a temperatura cai. “O frio habitualmente piora as dores articulares ou as faz aparecer no decorrer das doenças reumáticas”, afirma Dr. Charlles Heldan de Moura Castro, médico reumatologista da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.

As explicações variam desde fatores subjetivos e psicológicos, pois muitas pesquisas não conseguem resultados consistentes que comprovem a relação entre os fatos, até a pressão atmosférica que cai quando a temperatura esfria e permite o aumento da inflamação e, consequentemente, da dor. “O frio pode facilitar a precipitação de cristais dentro das articulações e dar início a processos inflamatórios como a gota e a condrocalcinose”, explica o reumatologista da ABRASSO.

Dicas para evitar dores

Saber a causa da dor é o primeiro passo para acabar com o sofrimento causado pelo frio. O diagnóstico ajudará a enfrentá-la da forma correta. Buscar auxílio médico é fundamental antes de tomar qualquer decisão ou atitude. “É importante valorizar a queixa de dor articular piorada pelo frio e procurar o especialista para esclarecer o diagnóstico. Quanto mais cedo iniciamos o tratamento, maiores as chances de sucesso”, diz Heldan.

Veja algumas dicas:

  • Para minimizar a dor, uma das dicas é se agasalhar bem, especialmente as extremidades do corpo: pés, mãos, pescoço e cabeça.
  • Outra forma é deixar a preguiça de lado, enfrentar o frio e praticar atividades físicas e alongamentos.
  • Utilizar bolsas de água quente sobre os locais com dor é uma alternativa. O calor relaxa os músculos e alivia os sintomas de dores musculares e ósseas.
  • Sessões de fisioterapia ou hidroterapia também podem ser indicadas.
  • Tomar sol pode ajudar a evitar as dores. Isso ajuda o organismo a metabolizar o cálcio e contribui para a melhora da saúde óssea.
Botão Voltar ao topo