Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas recebe exemplar da Bíblia em braile para deficientes visuais

A Associação dos Deficientes Visuais de Canoas – ADEVIC, recebeu nesta quarta-feira (10),um exemplar da Bíblia Sagrada em braile. Composta por 38 volumes, a edição contém todos os livros que são utilizados tanto no credo católico quanto no evangélico e foi criada para que os portadores de deficiência visual tenham acesso ao livro sagrado. A aquisição do material se deu através de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas, Sociedade Bíblica do Brasil e Câmara de Vereadores.

A iniciativa oferece amparo espiritual e incentiva pessoas com deficiência visual a desenvolver, de forma fluente, a leitura e escrita em braile.

A solenidade de entrega foi conduzida por Eri Domingos da Silva, associado que é cego desde o nascimento e é professor de braile da rede municipal e alfabetizador há 30 anos. “A Bíblia é um livro universal de todas as gerações, então as pessoas com deficiência visual têm o direito de ter acesso. Independente da religião, ela traz ensinamentos. Nós temos bíblia gravada, isso é de fácil acesso. Nada substitui a leitura, que é o principal conhecimento. Lendo, ele pode ir e vir, voltar na parte que não entendeu, escolher onde ele quer ler. A interação com a leitura é significativa. Esse é o exercício de acessibilidade e inclusão quando a gente consegue oferecer para todas as pessoas o que está disponível.”

Estiveram presentes na ação, o presidente regional da Associação Bíblica do Brasil, Pr. Eliezer de Moraes, o representante do Conselho de Pastores de Canoas, Pr. Elias Alves, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Edba Alegro, vice-presidente da Associação de Deficientes Visuais, Kelly Souza de Oliveira, vereadores do município, além de associados, pastores e líderes religiosos da cidade.

Botão Voltar ao topo