Variedades

Dicas para ajudar seu pet a ficar mais relaxado

Para os tutores que têm pets agitados’, toda a ajuda é bem-vinda, principalmente se o animal não consegue parar quieto em lugares como apartamentos ou parques. De acordo com Patrícia Sprada, especialista em cuidado animal e CEO do EcoCão Espaço Pet, primeira franquia dedicada ao bem-estar animal, muitas vezes a falta de atividades com o bicho é o principal motivo para essa inquietação.

“Os animais gostam de se movimentar. Pode ser cachorro, gato, coelho ou até mesmo um hamster, sem o incentivo a prática de exercícios, eles acabam se estressando e assim ficam extremamente agitados no dia a dia”, comenta. Para ajudar quem precisa acalmar o pet, Patrícia compartilha algumas dicas, confira:

Realize atividades ao ar livre

Levar o animal para passear ou brincar em espaços abertos é uma alternativa para deixá-lo mais calmo, porque incentiva as atividades e faz com que ele gaste mais energia, deixando-o assim mais tranquilo no dia a dia.

Promova momentos ‘zen’ para o pet

Quem não gosta de relaxar? O animalzinho também gosta de ter seu momento de descanso. Patrícia afirma que o repouso do animal pode começar no momento do banho. “O tutor pode levar o pet para banhos de ofurô, sessões de cromoterapia e ozonioterapia. Muitas vezes esse tipo de serviço é oferecido no tratamento de dores articulares e problemas de pele. Outra coisa bacana de fazer é criar momentos de relaxamento com músicas que dêem conforto ao animal e esse momento pode também ser um descanso para o tutor”.

Atente-se à alimentação

Um dos cuidados essenciais para ajudar a tranquilizar o animal é introduzir uma alimentação mais adequada na rotina. “Opte por alimentos que levem mais energia e nutrientes. Uma dica é olhar com mais atenção para os petiscos oferecidos ao longo do dia ou inserir outras dietas, como a Alimentação Natural, Mas, neste caso, é preciso o acompanhamento de um veterinário”, comenta a especialista.

Esteja presente na vida do animal

Com as demandas do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando o pet sozinho por muitas horas, o que o leva a ter poucos momentos de interação com quem cuida dele. “Inclua na rotina momentos prazerosos com o animal. Quando a gente chega em casa, eles ficam eufóricos, porque passaram muito tempo sozinhos. Os cachorros, por exemplo, começam a latir e correr para todos os cantos. Então, o ideal é ‘incluir o pet na agenda’, ou seja, ter momentos reservados para brincadeiras, cuidados ou simplesmente para jogar as pernas para o ar junto com o companheiro”, recomenda Patrícia.

Mantenha uma rotina

Pode não parecer, mas os animais gostam de ter uma rotina. Quanto mais o animal souber sobre como será seu dia, mais tranquilo ele ficará. Então, se for possível passear, oferecer refeições, levar ao pet shop para banho, etc.,  sempre no mesmo horário, você estará diminuindo muito a sua ansiedade e seu estresse. Nós mesmos, quando não sabemos como será o nosso dia, tendemos a ficar mais ansiosos”, afirma.

Botão Voltar ao topo