Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas recebe a Chama Crioula nesta sexta-feira (9)

A abertura oficial da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, com a Chama Crioula, acontece por volta da meia-noite de terça-feira (13).

Dentro dos festejos da Semana Farroupilha, a Chama Crioula chega ao município nesta sexta-feira (9), com a previsão de chegada ao Parque do Gaúcho, por volta das 13h. Organizada pela 12ª Região Tradicionalista (12ª RT), a saída dos cavaleiros será pela manhã, de Nova Santa Rita, com destino à Cidade do Avião. “A Chama Crioula tem um significado muito especial para todos os gaúchos, mas para nós, das entidades filiadas, representa o símbolo de todo um movimento tradicionalista forjado no Grupo dos 8 e que vem tendo essa atividade ano a ano”, afirma a coordenadora regional da 12ª RT, Márcia Monteiro.

Uma comitiva de 30 cavaleiros da região buscou a Chama Crioula na cidade de Canguçu em agosto e, atualmente, o símbolo é guardado em segurança por membros do DTG Morada dos Guapos, na sede campestre que fica em Nova Santa Rita. “Fomos a Canguçu e de lá viemos a pata de cavalo passando por ranchos, CTGs e fazendas, que nos abrigaram com muito carinho até chegarmos as fronteiras da nossa região. A chama não pode e não deve ficar sozinha e por isso sempre dois cavaleiros guardam esse símbolo tão forte e representativo”, destaca Márcia.

Canoenses participativos

Tradicionalistas canoenses de diferentes grupos estão mobilizados com a programação. “Este ano, Canoas foi escolhida pela Regional para receber a cerimônia de distribuição do fogo. Uma comitiva segue na quinta-feira (8) para Nova Santa Rita, aonde pernoita, e após o café da manhã vem a cavalo com a centelha na sexta-feira (9)”, explica o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Jairo Lopes.

A cavalgada deve pisar em solo canoense já por volta das 10h30. O grupo ingressa pela Rua Berto Círio, segue pela Av. Guilherme Schell, Rua Bartolomeu de Gusmão, Rua 24 de Outubro, até chegar ao Parque do Gaúcho, dentro do Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima.

Distribuição da centelha no sábado

Cavaleiros ligados a entidades tradicionalistas de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Nova Santa Rita acampam no Parque do Gaúcho, a partir de sexta-feira (9). Está prevista a distribuição de centelhas do fogo simbólico, no sábado (10), às 10h, na Cancha Coberta de Tiro de Laço.

Em atividade organizada pela AETC, os tradicionalistas canoenses percorrem Canoas a cavalo, com a Chama na Cavalgada da Integração Sidnei Cunha (Alegrete), entre os dias 12 e 13. Uma cerimônia na chegada marca o acendimento e a abertura oficial da 29ª Semana Farroupilha de Canoas. O evento está previsto para a meia-noite da próxima terça-feira (13).

Programação sem recursos públicos

As atividades da 29ª edição da Semana Farroupilha de Canoas ocorrem de 13 a 20 de setembro e, em virtude dos estragos causados pelo forte temporal do último dia 15 de agosto, será promovida somente por iniciativa privada. Os recursos públicos que estavam previstos para o evento serão realocados para reconstrução da cidade.

A secretária interina de Cultura de Canoas, Alessandra Dornelles Ferreira, destaca o tema desta edição do evento. “O tema Etnias do Gaúcho, escolhido para 2022, expõe a diversidade étnica e, por consequência, a diversidade cultural do nosso Rio Grande do Sul, demonstrada pelas diferentes manifestações culturais pelos quatro cantos do Estado. Uma demonstração de valorização a todos os povos que contribuíram para construir a fibra do nosso povo e que guardam traços comuns ao nosso tradicionalismo. Podemos dizer que, atualmente, existem pessoas de praticamente todas as partes do mundo vivendo em terras gaúchas”, finaliza.

Botão Voltar ao topo