NotíciasRio Grande do Sul

Guarda Municipal aborda 86 veículos na Operação Balada Segura em São Leopoldo

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, abordou 86 veículos durante a Operação Balada Segura, realizada no Centro na quarta-feira (8). Na operação, 11 veículos foram autuados e três foram recolhidos. Também foram recolhidas duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e um documento de licenciamento recolhido. Dois condutores excederam a concentração de álcool etílico no organismo permitida por lei e foram penalizados de acordo com a legislação.

Conforme a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus, a GCM mantém as blitze em locais estratégicos com o objetivo de conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir alcoolizados.

Penalidades para quem for flagrado dirigindo embriagado

O valor da multa para quem dirige sob efeito de álcool é de R$ 2.934,70. No entanto, se houver reincidência, o valor é dobrado. De acordo com o artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), para essa infração, também está prevista a suspensão do direito de dirigir por um ano.

Nesses casos, o motorista terá que realizar o Curso de Reciclagem, ser aprovado na avaliação teórica ao final do curso e realizar o pagamento da multa. Apenas assim, e após cumprido todo o prazo de suspensão, é que se recupera o direito de dirigir.

Se o motorista reincidir nessa infração, ou seja, caso cometa a infração de dirigir embriagado novamente em menos de um ano, a penalidade é ainda mais dura. Para essas situações, está prevista a cassação do direito de dirigir. Já a Lei 13.546, de 2017, diz que se o condutor estiver alcoolizado e se envolver em acidente de trânsito, causando a morte de alguém, poderá ser preso. Afinal, se trata de um crime de trânsito. A pena prevista é de 5 a 8 anos de detenção.

Botão Voltar ao topo