Rio Grande do SulTecnologia & Inovação

Venâncio Aires realiza 1º Hackathon neste final de semana

Evento gratuito será na Incubadora Tecnológica da Unisc

Venâncio Aires realiza 1º Hackathon neste final de semana, dias 16, 17 e 18 de setembro. A maratona de inovação e empreendedorismo seguirá até o domingo (18), sendo realizada na Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa proporcionará mais de 40h de desenvolvimento e criação de soluções com auxílio de mentores.

Publicidade

Os participantes serão divididos em grupos. Cada equipe deverá encontrar um problema e buscar uma solução. Os integrantes terão acompanhamento em todos os processos, até a entrega do produto. O Hackathon contará com mentores de áreas, como desenvolvimento, design, comunicação e negócios. Ao fim da maratona, o ganhador receberá um prêmio.

“O Hackathon busca instigar as pessoas a encontrarem um problema, que pode ser da comunidade local. O tema pode se tornar um serviço ou um produto, posteriormente. Para participar, o cidadão não precisa já ter uma ideia inovadora”, relata o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.

Publicidade

As inscrições seguem abertas até quinta-feira (15) de forma on-line. O Hackathon oferecerá, gratuitamente, refeições aos participantes. O evento será realizado pela Prefeitura de Venâncio Aires, Unisc e Pulpo Assessoria.

Mentores âncoras

Rafael Kirst – Mestre em Inovação e Propriedade Intelectual, trabalhou como consultor independente nas áreas de inteligência tecnológica e de mercado. Atualmente é coordenador do Parque Tecnológico da Unisc e professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da mesma instituição.

Liziane Quadros – Fundadora da Cubic Jogos Digitais e entusiasta da área de games e metaverso. Ganhadora da Game Jam da Campus Party São Paulo, cria jogos de inclusão, diversidade e sustentabilidade.

Eros Carrasco – Fundador da Associação Gaúcha de Startups e do aplicativo Makadu, é autor de livros e artigos sobre startups. Também, possui mais de 15 anos na área de eventos.

Bruno Henrick – Empreendedor da área de análise de dados e soluções digitais. Tem mais de 10 certificações técnicas internacionais e oito anos de experiência em TI.

Fernando Stanke – Gestor de inovação na meuResíduo Soluções Tecnológicas, onde gerencia a área de evolução de ideias, startups e spin-offs. Foi Gestor do Parque Científico e Tecnológico da Unisc- TecnoUnisc. Gerenciou também as atividades da Incubadora Tecnológica da mesma universidade.

Programação

Sexta-feira – 16/09

18h30 – Cadastramento dos participantes
19h – Cerimonial de abertura
20h – Apresentação do facilitador, mentores e staff
21h – Dinâmica para formar times

Sábado – 17/09

9h – Apresentação das Equipes
9h – Apresentação sobre Validação de Problema
9h20 – Apresentação sobre Validação de Solução
9h40 – Apresentação sobre MVP
10h – Início das mentorias
12h – Almoço
13h – Retorno às atividades
19h – Jantar
21h – Encerramento das atividades presenciais

Domingo – 18/09

9h – Apresentação das equipes e início das mentorias
11h – Apresentação sobre pitch
12h – Almoço
13h – Retorno às atividades
Até 16h59 – Horário Limite para submissão das apresentações em PDF
17h – Início dos pitches
17h30 – Reunião de avaliação pela banca
18h – Cerimônia de encerramento do 1º Hackathon de Venâncio Aires
18h20 – Apresentação das equipes vencedoras
18h30 – Encerramento das atividades

Botão Voltar ao topo