Iniciou nesta quarta-feira (21) e segue até amanhã (23), a Wine South America, em Bento Gonçalves. Reunindo 360 marcas nacionais e internacionais, a edição deste ano está 20% maior do que a anterior, realizada em 2019. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença na WSA.
“A feira promove o enoturismo, oferecendo aos visitantes a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo”, destacou o diretor Marcos Milanez Milaneze.
Representando o setor vitivinícola nacional, o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, ressaltou o excelente momento vivido pelo vinho brasileiro. “O consumidor provou e aprovou o vinho nacional. Temos que brindar isso!”.
O embaixador da Itália, Francesco Azzarello, participou da programação do primeiro dia do evento e ressaltou que “vinho é cultura, arte, instrumento de amizade e poderia dizer até de paz”, avaliou.
Além disso, a agência do governo italiano promove a vinda do Master of Wine italiano, Gabriele Gorelli, que está no Brasil pela primeira vez e especialmente para a Wine South America.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira reforçou a vocação da região. “O vinho é bandeira de Bento, está nas nossas raízes. A realização da terceira edição da Wine South America reforça essa importância da região para o mundo”.
O evento é direcionado especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.