A 30ª Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio (Femuci) inicia na quinta-feira (29), no pavilhão da Agricultura Familiar no Parque de Exposições Assis Brasil. Até sexta-feira (30), estudantes das redes municipal, estadual e privada e de instituições de ensino de outras cidades vão expor a avaliadores e ao público em geral 142 pesquisas, selecionadas em mostras internas e eventos credenciados.
Conforme o regulamento da feira, o credenciamento e preparação dos estandes começará um dia antes, na quarta (28). Na quinta, a mostra poderá ser visitada das 8h30 às 21h, com a abertura oficial às 15h. Na sexta, o horário será das 8h30 ao meio-dia, com a cerimônia de premiação às 15h30.
As 30 instituições de ensino da rede municipal estarão com trabalhos na Femuci. De Esteio também participarão quatro escolas estaduais (Augusto Meyer, Bernardo Vieira de Mello, Jardim Planalto e José Loureiro da Silva) e duas particulares (La Salle e Gustavo Nordlund).
Municípios
A Femuci também terá a presença de comitivas de outras cidades, selecionadas em seis feiras gaúchas. A Feira Estadual de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, classificou projetos de Mostardas e de Caxias do Sul; outro trabalho de Caxias foi indicado pela Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); dois trabalhos de São Leopoldo foram indicados pela Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) e pela Feira de Iniciação Científica Colmeia (Ficco); ainda haverá representantes de Charqueadas, pela Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec) da campus Charqueadas do Instituto Sul-Rio-Grandense (IFSul), e de Sapiranga, pela Feira Municipal Integrada (Femint).
Categorias
A mostra competitiva da Femuci, que terá a participação dos 142 trabalhos, é composta por sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 3º Ano, Ensino Fundamental – 4º ao 6º Ano, Ensino Fundamental – 7º ao 9º Ano, Programa Horizontes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféu para a escola, medalhas e certificados para alunos e professores. Na Educação Infantil, todos os projetos receberão medalhas e certificados. Também serão concedidos 14 destaques, com diferentes classificações, incluindo Professor Destaque e Destaque Popular.
A Femuci também classificará projetos para participação em outras feiras no Estado, no país e no exterior. Até o momento, há credenciamento para envio de projetos à Feria Internacional de Ciencias y Tecnologías, no Paraguai, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP), Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em Recife (PE), MCTGrav, de Gravataí, Feira Municipal Integrada (Femint), de Sapiranga, IFTec, do campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do campus Osório (RS) do IFRS, Feira de Ciências e Inovação Tecnológica (IFCITEC) do IFRS Canoas, Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec) da campus Charqueadas (RS) do Instituto Sul-Rio-Grandense (IFSul), Feira de Ciências do Pampa (Fecipampa), do campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic), de São Leopoldo, Feira Estadual de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, e Mostratec e Mostratec Jr, ambas da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo (RS).
Organizada pela Prefeitura de Esteio através da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Femuci conta, até esse momento, com o apoio das secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos e de Cultura, Esporte e Lazer, do Museu Histórico de Esteio e de Consórcio Pró-Sinos, Corsan, Danke Cursos Online, Editora Cassol, Emater/RS, Escola Maker, Goal Ball, Instituto Mix de Profissões, MudaMundo – Grupo InBetta, Rádio Equipe, Sicredi, SinalNet, Unicesumar e Unipeople.