Profissionais e estagiários do Jardim Zoológico (JAZO), do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) e acadêmicos do Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade de Caxias do Sul (UCS) realizaram na terça-feira (27), o manejo preventivo anual do puma. Também conhecido como onça-parda ou leão-baio, o animal é o maior habitante do Zoo da UCS.
Para o atendimento, a equipe da UCS realizou uma verdadeira operação. Para contenção, foram utilizados um dardo anestésico e zarabatana, com monitoramento constante das funções vitais do paciente. Anestesiado, o puma foi submetido a exame clínico, de radiologia, ultrassonografia e hemogasometria nos ambientes do Jardim Zoológico. Também foram feitas coletas para testes virais para Fiv e Felv – doenças que acometem felinos -, hemograma e exames bioquímicos.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, professor Leandro do Monte Ribas, que responde pelo Jardim Zoológico, explica que o procedimento é realizado anualmente e que precisou ser antecipado, porque o puma estava apresentando apatia nos últimos dias.
Com os exames realizados, foi diagnosticada uma insuficiência renal no grande felino. Intervenções para tratar o problema foram efetuadas, e o animal segue em monitoramento. O atendimento foi supervisionado pelo médico veterinário Gabriel Fiamenghi, responsável técnico do JAZO.