A Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, que neste ano comemora 40 anos de sua fundação, promove no período de 18 a 23 de outubro diversas intervenções artísticas e espetáculo especial para celebrar este importante marco na história cultural do município. As atividades ocorrerão em frente ao prédio da Casa, de terça à domingo.
Segundo a Diretora da Casa, Nathalia Bianchi, é motivo de muita alegria comemorar 40 anos de história deste importante equipamento cultural da nossa cidade. Um espaço com este tempo de existência só comprova a importância e a necessidade da arte e da cultura para a vida das pessoas e para o desenvolvimento de uma sociedade”.
No dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 19h ocorre a solenidade de comemoração que traz ao palco do Teatro Pedro Parenti o espetáculo “Cia Municipal de Dança e Orquestra Municipal de Sopros convidam Nei Lisboa”. Além desta apresentação este espetáculo ocorre em mais três sessões, sendo no sábado dia 22 de outubro às 20h e no domingo às 17h e às 20h.
Para Paula Giusto, Diretora da Cia. Municipal de Dança, este espetáculo cênico musical se propõe a fazer um sensível passeio através da obra do renomado cantor e compositor gaúcho, Nei Lisboa. “O trabalho apresentará coreografias de Ney Moraes e Verônica Gomes que juntamente com minha contribuição seremos os responsáveis por dar movimento e leveza ao espetáculo”. Para Gilberto Salvagni, maestro da Orquestra Municipal de Sopros, o espetáculo presta o reconhecimento a um dos maiores artistas do Brasil. “Nascido em Caxias do Sul e residente em Porto Alegre desde a sua infância, Nei Lisboa é um dos mais importantes compositores da nossa cultura. Não só pelo seu reconhecido destaque, mas também por ter em sua arte uma peculiar sagacidade musical e social”, ressalta o maestro.
Todas as sessões possuem entrada franca. Porém é sugerida a doação de dois kg de alimento não perecíveis para cada ingresso que devem ser entregues na retirada dos mesmos. A retirada ocorre no primeiro andar da Casa da Cultura, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia ou no dia dos espetáculos, sempre duas horas antes da sessão conforme disponibilidade.