Juiz reconhece ATG como Assistente nos processos do Theatro Guarany

A Associação Amigos do Theatro Guarany (ATG) foi oficialmente autorizada a participar dos processos relacionados à administração do Theatro Guarany, em Pelotas/RS. A decisão levou em conta que a ATG é de fato uma associação sem fins lucrativos já constituída e em pleno funcionamento e dedicada à conservação e restauração do Theatro Guarany, entre outras finalidades. A ATG foi criada oficialmente no último ano para recuperar o patrimônio cultural e material do teatro histórico e marcante no cenário nacional.

A decisão considerou ainda que uma melhor exploração econômica do Theatro Guarany poderá reverter em seu favor, especialmente no que diz respeito à manutenção do prédio, sendo esse um dos objetivos que a ATG pretende estimular. A importante decisão é do Juiz Gérson Martins, da 3ª Vara Cível da Comarca de Pelotas.

Os integrantes da ATG celebraram a vitória salientando que é urgente agir para evitar perdas maiores no teatro. “Sabemos que o Theatro Guarany é um prédio de 100 anos e precisa de manutenção constante. Estamos sempre atentos a essa situação e, principalmente, buscamos criar condições que fortaleçam o patrimônio cultural que o teatro representa e promove para Pelotas e todo o Estado. O nosso interesse é recuperar, valorizar e impulsionar todo o potencial do Theatro, com a participação da comunidade, e essa vitória judicial é mais um passo nesta direção”, salienta Fernando Soares Witt, Diretor da associação.

Sobre a A.T.G.

A Associação Amigos do Theatro Guarany foi criada para ampliar os horizontes do Theatro Guarany com os seguintes objetivos: tornar o teatro sustentável a longo prazo, prevenir e superar eventuais conflitos entre os proprietários e somar forças entre a sociedade civil, o poder público e os proprietários. A A.T.G. administrará o teatro para intermediar e interagir com os diferentes públicos, cuidando também da manutenção, conservação, restauração e melhoria dos espaços. Os associados Amigos terão preferência e descontos para a compra de ingressos e também influenciarão a programação cultural, dizendo quais espetáculos gostariam de acompanhar.

Fernando Soares Witt – Foto: Divulgação

Os associados Parceiros são os coprodutores de eventos ou fornecedores de produtos ou serviços, além de empresas que queiram colaborar com a melhoria de um ou mais espaços (nesse caso, um setor dos camarotes ou da plateia poderia ser designado pelo nome da empresa parceira).

Os associados Mantenedores são os proprietários do Theatro Guarany e aqueles que fizeram contribuições relevantes para as finalidades associativas e reconhecidas pelo Conselho Curador, que representará todas as categorias de associados. Mais informações são encontradas em: www.theatroguarany.art.br.

Via
Tatiane Mizetti
Fonte
Reverso Comunicação Integrada
Sair da versão mobile