Consolidado como um exclusivo espaço cultural, comercial e de convivência na área central de Caxias do Sul, o Pátio Eberle inaugurou nesta semana (14/11), uma decoração especial de Natal – marcada por cenários natalinos montados nos ambientes do complexo – acompanhada de uma programação repleta de atividades alusivas à data. A campanha Natal de Afetos do Pátio Eberle prioriza ações beneficentes e artísticas que até o final de dezembro vão encantar e emocionar o público que visitar os ambientes localizados entre as ruas Sinimbu, Os 18 do Forte e Borges de Medeiros.
O Natal de Afetos do Pátio Eberle tem a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caxias do Sul e do Instituto de Leitura Quindim (ILQ). Desta parceria surgem feiras e bazar solidários, apresentações e exposições artísticas ao longo das próximas semanas – confira a programação completa abaixo.
“Para o Natal de Afetos, o Pátio Eberle selecionou projetos solidários que estarão disponíveis à participação dos mais variados públicos que circulam por seus ambientes. Nosso convite neste Natal é para que o público se solidarize com o próximo, por meio de uma grande corrente de afeto e prosperidade”, sintetiza Marina Caberlon, sócia do empreendimento. Nesse sentido, um dos destaques é o Natal Literário Solidário, em parceria com o Instituto de Leitura Quindim (ILQ), que pretende arrecadar R$ 25 mil e presentear cerca de 400 crianças e jovens com livros e fazer a entrega em uma grande festa com a presença do Papai Noel.
Marina é sócia da GCI Investimentos, proprietária do prédio e responsável pela sua revitalização, iniciada em 2014. Ela lembra que o projeto o devolveu à comunidade como um agente transformador para Caxias do Sul, promovendo um reencontro com o espaço de trabalho que moldou o desenvolvimento da cidade, com sustentabilidade mantendo viva sua memória coletiva e cultural. A exposição permanente Caminho Histórico é exemplo disso. Seus 15 painéis são distribuídos por meio de uma linha do tempo e traçam recortes de momentos do empreendimento com a cidade que o acolheu.
Novidades para 2023
O Pátio Eberle, espaço com 20 mil m² de área construída e 15 mil m² de área bruta locável, projeta o início de 2023 com 97% dos espaços locados. São 18 lojas de rua e 10 empresas de diversos segmentos em salas aéreas, todas oferecendo praticidade, conveniência e segurança. “Para a Casa de Eventos, que ao longo deste ano foi palco para importantes encontros como as feiras Le Marche e Vegana, a novidade em 2023 é a chegada da Amendoeira Chocolaterie”, adianta Marina. Também para o próximo ano, está confirmada a mudança da Staf Academia para o Pátio Eberle.
Com maturidade de operação e localização privilegiada, o Pátio Eberle tem por propósito promover o espírito do desenvolvimento em Caxias no cenário contemporâneo, trazendo renovação e inovação para a cidade. Atualmente, o prédio sedia de forma harmoniosa várias opções de comércio, serviços, ensino, áreas corporativas, espaços para eventos e estacionamento para 300 vagas, contribuindo para a economia da cidade girar. “Os sócios atribuem esse sucesso a qualidade das lojas e serviços do local gerados pelas torres dos edifícios com milhares de estudantes e funcionários e a conveniência do estacionamento amplo e coberto onde circulam mais 100 mil carros por ano, além da localização estratégica”, comenta Marina.
Momentos de um caminho
– O Caminho Histórico do Pátio Eberle promove o reencontro com os símbolos daquela quadra central da cidade, com as calçadas portuguesas refeitas artesanalmente, a casinha, a piteira e o grande sentinela do tempo: o relógio.
– Entre os destaques está a foto icônica do Edifício em 1940, com a rua lotada para inauguração da iluminação, que desde então inspira novas ações marcando datas comemorativas, como Outubro Rosa, Novembro Azul, Halloween e agora o Natal.
– Outra história que se destaca é a da Quadra 42, número da quadra na planta do município que sedia o prédio. A Quadra 42 tem tanta força como elemento histórico que quase deu nome ao novo conceito do empreendimento, aberto e multifuncional.
Programe-se e participe do Natal de Afetos do Pátio Eberle:
Novembro
- Dia 17 – Lançamento da Árvore Literária, com o Instituto de Leitura Quindim
- Dias 18 e 19 – Feirinha de Natal da Apae – sexta, das 13h às 19h; sábado, das 10h às 16h
- Dias 25 e 26 – Feirinha de Natal da Apae – sexta, das 13h às 19h; sábado, das 10h às 16h
Dezembro
- Dia 1º – Dia de Doar
– Das 13h às 19h – Bazar Natalino da Apae
– 17h30min – Abertura da exposição de obras dos alunos da Apae – inauguração da Galeria de Arte do Pátio Eberle
– 18h – Apresentação do Coral da Apae (Músicas Natalinas), frente à Casa de Eventos – - Dia 3 – Feirinha de Natal da APAE, das 10h às 16h
- Dias 9 e 10 – Feirinha de Natal da Apae – sexta, das 13h às 19h; sábado, das 10h às 16h
- Dia 10 – Feira Vegana, das 10h às 20h (mais de 65 expositores de arte, moda e gastronomia vegana, além de atrações artísticas e drinks. Evento pet friendly)
- Dias 16 e 17 – Feirinha de Natal da Apae – sexta, das 13h às 19h; sábado, das 10h às 16h
- Dia 17 – Le Marché Chic – Especial de Natal 2022, das 11h às 20h (moda, design, arte e música combinados em uma charmosa feira, com a curadoria de Lulu Alberti)
SERVIÇO
- O quê: campanha Natal de Afetos do Pátio Eberle
- Quando: meses de novembro e dezembro
- Onde: Rua Sinimbu, 1670 – Caxias do Sul
- Quanto: gratuito
- Saiba mais: @patioeberle
Sobre a GCI Investimentos
A empresa atua desde 1998 em investimentos imobiliários. Em 2009, com a venda da Meincol ao grupo austríaco voestalpine, nasceu o braço de incorporação da empresa reforçando o compromisso de edificar projetos com conceitos inovadores no segmento residencial, comercial e industrial. Essa mudança concretizou uma nova fase, com foco no desenvolvimento imobiliário. “Trabalhamos na busca de áreas com potencial socioeconômico que possam ser transformados em bons negócios para os clientes e investidores, prosperando espaços e gerando soluções”, explica Gilberto Caberlon, sócio da GCI Investimentos. No caso da área da antiga Metalúrgica Eberle no centro de Caxias, a motivação foi “dar vida novamente a uma área nobre, de forma sustentável ao prédio que foi o epicentro do desenvolvimento de Caxias e região, preservando todo valor histórico e arquitetônico e homenageando o personagem principal”.