A Prefeitura de Esteio entrega, nesta quarta-feira (14), às 14h, o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Esteio, na Praça Irmão Egídio Justo (Av. Presidente Vargas, 1607).
O serviço reunirá, no mesmo espaço, serviços de atenção, proteção e defesa de garantia de direitos com equipe e abordagens multidisciplinares e ambientes acolhedores.
O local prestará assistência a menores de idade vítimas de violação de direitos, como trabalho infantil, violência doméstica, abuso ou exploração sexual, entre outros.
Ele funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em um modelo integrado, contando com cartório com representação da delegacia de polícia, possibilitando o registro de ocorrências no local, equipe multidisciplinar com assistente social e psicóloga, e equipe do Conselho Tutelar, que, inclusive, já está atuando no prédio desde o dia 30 de novembro.
A estrutura tem dois andares. No primeiro, ficam as salas de atendimento, da coordenação, das equipes técnicas e do serviço especializado, além de ambientes para escutas protegidas, oportunizando mais privacidade para quem estiver em atendimento, e para o cartório policial.
No pavimento superior, ficam um auditório e uma cozinha. O investimento na reforma do prédio, que envolveu melhorias em alvenarias e divisórias, pisos, revestimentos, esquadrias, cobertura e instalações hidrossanitárias e elétricas, está estimado em R$ 283.819,66, com recursos do Programa Amigo de Valor do Banco Santander. O serviço foi executado pela Sanraupp Manutenção e Construções Ltda.