Cidades do RSGeralNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul e Congregação Franciscana Capuchinhos firmam parceria para o Natal de 2023

O anúncio foi feito pelo Frei Jaime Bettega, na tarde desta quarta-feira (14/12).

O anúncio ocorreu na tarde desta quarta-feira (14/12), durante a tradicional benção de Natal na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, e marcará a celebração dos 800 anos da primeira montagem do presépio.

Publicidade

A montagem da cena que marca o nascimento do Menino Jesus será a atração do Natal de 2023, em Caxias do Sul, para comemorar os 800 anos do primeiro presépio montado em 1223 por São Francisco de Assis. O anúncio foi feito pelo Frei Jaime Bettega, na tarde desta quarta-feira (14/12).

A tradicional benção de Natal dos Freis Capuchinhos na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul – Foto por: Samuel Maciel

Segundo o Frei, a congregação, em parceria com a Prefeitura, montará o presépio, na Praça Dante Alighieri, no próximo ano para as celebrações da festividade. “Queremos celebrar os 800 anos do presépio perguntando à comunidade o que ele gostaria de ver na montagem da cena do nascimento do Menino Jesus nos dias de hoje e, a partir da resposta, iniciaremos o projeto de montagem do presépio, com a proposta de ser itinerante”, comentou.

Publicidade

O prefeito Adiló Didomenico, acompanhado da vice-prefeita Paula Ioris e da secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, que estiveram na Praça Dante Alighieri para a benção de Natal dos Freis Capuchinhos, agradeceu a disponibilidade da Congregação Franciscana para a montagem do presépio para o Natal de 2023.

“Estamos muito gratos por essa iniciativa dos freis. Este ano preferimos investir nas pessoas para o nosso Natal. São mais de 400 artistas que foram prejudicados na pandemia e nosso espírito natalino foi o de dar condições às pessoas para terem um Natal diferente. Não investimos em enfeites, mas em pessoas. No próximo ano, o espírito natalino será o da reconstrução do presépio de São Francisco de Assis, com a cara que nossa comunidade escolher”, disse o prefeito Adiló Didomenico.

Foto por: Samuel Maciel

Após o anúncio, o prefeito, a vice-prefeita e a secretária da Saúde receberam a benção do frei capuchinho.

A história do presépio natalino

Conta-se, na tradição cristã, que o primeiro presépio do mundo teria sido montado por São Francisco de Assis, em meados de 1223. O santo teria construído a representação do nascimento de Cristo em argila, na floresta da cidade de Greccio, na Itália. Lá, teria mandado transportar uma manjedoura, um boi e um burro e, assim, tentado explicar o Natal para camponeses que não tinham acesso à história do nascimento de Jesus.

O costume de montar presépios com a chegada do Natal espalhou-se pela Europa até que, em 1567, a duquesa de Amalfi mandou montar um presépio com 116 figuras, entre animais, anjos e os presentes na história bíblica, tornando a partir daí o costume de montar o presépio nesta época.

Botão Voltar ao topo