A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Vigilância em Saúde, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, começou, nesta segunda-feira (26), um cronograma de fiscalização em balneários e clubes recreativos do Município, que deve ser encerrado nesta sexta-feira (30). A iniciativa tem parceria com o Programa Vigiagua, que é da Vigilância em Saúde e é responsável pela fiscalização da água de abastecimento para consumo humano.
O Executivo Municipal está com duas equipes, com três servidores em cada uma delas, circulando pelos balneários e clubes com piscinas da cidade. Na segunda-feira, a maioria dos locais estava fechada. Nesta terça (27), os fiscais foram até espaços recreativos dos distritos e até a sede de um clube com piscina. Os espaços visitados até esta terça estavam em regularidade com a vigilância sanitária.
A fiscalização sanitária abrange a verificação das condições de água para banho de piscina e rios e, também, das instalações oferecidas ao público e as que são utilizadas para manipulação e armazenamento de alimentos, como instalações sanitárias, serviços de alimentação, cozinhas, comércio de alimentos, fontes de água para consumo humano, limpeza de reservatórios e demais estruturas. Também são fiscalizadas as atividades econômicas oferecidas nesses locais sujeitas à vigilância sanitária.