Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Hospital Universitário de Canoas precisa de doadores de sangue

O Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas (HU) aguarda novos doadores para abastecer os estoques. “Caiu bastante o número de doadores nos últimos dias. Principalmente, os tipos sanguíneos O, positivo e negativo, estão críticos”, informa a enfermeira responsável pelo Núcleo de Hemoterapia do HU, Thainá Tasch.

Localizado na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José, em Canoas, o Banco de Sangue do HU funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Além de atender aos pacientes do próprio Hospital Universitário, o Banco de Sangue do HU é responsável pelo abastecimento dos hospitais de Pronto Socorro de Canoas, Nossa Senhora das Graças e o hospital da Base Aérea de Canoas.

“Como neste período do ano aumenta o movimento nas estradas e, consequentemente, ocorrem mais acidentes de trânsito, as doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas para abastecermos nossos estoques”, salienta Thainá. A enfermeira lembra ainda que “uma única doação, feita com amor e solidariedade, pode salvar até quatro vidas”. Mais informações para o telefone (51) 3478-8200.

Algumas condições básicas para doar:
– Ter entre 18 e 60 anos para a primeira vez, ou até 69 anos se já é doador;
– Jovens de 16 a 18 anos, desde que possuam autorização do responsável;
– Ter 50 quilos ou mais;
– Estar bem alimentado;
– Não ter ingerido álcool e/ou comidas gordurosas nas últimas 12 horas;
– Estar se sentindo bem, sem dores ou sintomas gripais;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

Botão Voltar ao topo