CredCaxias já liberou R$ 16,5 milhões e promoveu mais de 12 mil horas de capacitações

Programa disponibiliza crédito a juros baixos e 10 capacitações gratuitas para pequenos negócios

O CredCaxias, programa de crédito assistido da Prefeitura de Caxias do Sul, já liberou R$ 16.521.620,00 em financiamentos e realizou mais de 12 mil horas de capacitação. O balanço foi realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI). No total, foram entregues 738 cartas de crédito para micro e pequenos empresários, até o final de dezembro de 2022.

Conforme o titular da pasta, Élvio Gianni, o CredCaxias é uma marca da atual gestão, por focar nos micro e pequenos negócios, que são responsáveis por mais de 90% dos empreendimentos ativos no município. “Nosso objetivo é desburocratizar, destravar e trazer a inovação como meio para o desenvolvimento econômico, para que o ambiente seja cada vez mais favorável para quem deseja empreender em Caxias do Sul”, destacou.

Além do financiamento, o programa disponibiliza gratuitamente 10 cursos online, com ferramentas para auxiliar os empreendedores a expandirem os seus negócios. As capacitações tratam de temas como estratégia, inovação, finanças, marketing e vendas, captação de clientes, gestão de fluxos internos, planejamento para inovar, dentre outros.

Gianni ressalta que os cursos estão disponíveis para todos os micro e pequenos empreendedores caxienses, incluindo aqueles que não solicitarem o crédito. Isso é possível por meio da parceria do CredCaxias com o Sebrae RS. Também são parceiros do programa, RS Garanti, Sicredi Pioneira e Cresol.

98% de satisfação dos empreendedores

Uma pesquisa realizada pela EJRos Call Center apontou que 98,35% dos empreendedores estão satisfeitos com o CredCaxias e recomendariam o programa para outras pessoas. Entre agosto e outubro de 2022, a pesquisa ouviu 242 empresas que contrataram o financiamento.

Conforme os entrevistados, o recurso foi utilizado, principalmente, para a realização do capital de giro das empresas (67,36%) e para investimentos (32,64%), com expansão na estrutura dos negócios para aumentar a competitividade no mercado.

Outro ponto abordado foi a geração de empregos. Na avaliação de 66,12% dos empreendedores, o crédito foi essencial para manterem ou contratarem funcionários. Em números absolutos, são 416 postos de trabalho mantidos ou gerados por meio do programa.

Para o secretário Élvio Gianni, os dados demonstram a assertividade do CredCaxias. “Esse é um programa que foi muito bem aceito pela comunidade, porque foi construído a partir das reais necessidades desse público”, pontua.

Serviço

CredCaxias

Como solicitar

Sair da versão mobile