Moda & BelezaSaúdeTecnologia & Inovação

Tecido com proteção aos raios UV é importante para quem se expõe ao sol

Tecnologia Truelife® UV oferece proteção solar integrada à construção da malha

Na temporada de verão, a falta de nuvens somada à temperatura elevada faz com que os raios solares sejam maiores nesta época do ano. Por este motivo, o uso de roupas produzidas através de tecidos com tecnologia de proteção contra raios solares UV (Ultravioleta) é recomendado por médicos dermatologistas.

Publicidade

Procurando oferecer conforto e segurança ao consumidor, a Diklatex, empresa têxtil catarinense, utiliza a tecnologia Truelife® UV, que oferece proteção solar integrada à construção da malha.

O método que utiliza a fibra da poliamida e dispensa a aplicação de produtos químicos, proporciona proteção aos raios solares nas faixas de UVA (315 a 400 nm) e UVB (290 a 315nm) com variados FPUs (Fator de Proteção Ultravioleta). Segundo a Organização Mundial da Saúde, a exposição extrema a esses raios aumenta em até 75% o risco de desenvolver câncer de pele.

Publicidade

“As roupas de proteção UV conferem ainda mais segurança e facilidades quando se trata de proteção solar. Essa tecnologia não tem prazo de validade, não estando o tecido danificado, a funcionalidade vai estar presente já ao vestir a sua roupa de proteção UV” explica Eduardo Habitzreuter, gestor de Engenharia da Diklatex.

Qual a diferença entre roupas normais e roupas com proteção UV?

Assim como os filtros solares, os tecidos possuem uma classificação de acordo com o fator de proteção. O critério criado pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (ARPANSA), adotado em muitos países, inclusive por fabricantes brasileiros, funciona assim: roupas com FPU 15 e 20 refletem de 93,3% a 95,9% da radiação ultravioleta; de 30 e 35, bloqueiam de 96% a 97,4%; com FPU 40, 45 e 50, refletem mais de 97,5%.

“O tempo de exposição é um fator que diferencia cada FPU. Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50”, detalha Eduardo.

Para entender melhor como isso funciona, basta fazer o seguinte cálculo: se, em apenas dez minutos exposta ao sol sem proteção, a pele já fica vermelha e ardida, ao passar um protetor com FPS 30, levará 300 minutos (cinco horas), para que isso comece a acontecer.

Sobre a Diklatex

Atuando há mais de quatro décadas no setor, a Diklatex acompanha as transformações do mercado inovando no desenvolvimento de tecidos técnicos, tecnológicos e sustentáveis , agregando soluções de alta performance, conforto e beleza para marcas de moda do universo esportivo e bem estar.

A marca destaca-se pela forte atuação em inteligência esportiva e na oferta de produtos que geram benefícios e funcionalidades por meio do uso de tecnologias. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Diklatex buscou novas soluções, como tecidos com tecnologia antiviral para uso dos profissionais de saúde, mitigando assim, a contaminação cruzada.

Botão Voltar ao topo