A Queijaria Valbrenta, de Bento Gonçalves, conquistou o Selo Queijo Artesanal, se destacando como uma das poucas no país a ter a distinção. A entrega da concessão ocorreu na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em evento concomitante no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, reunindo laticínios, queijarias e autoridades do setor agroprodutivo.
O coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura, Cristiano Selbach, e o Geólogo Luiz Pinto, estiveram representando o secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, no evento.
“A Valbrenta é um expoente em relação aos selos de qualidade e equivalência. É uma alegria Bento participar desse projeto e ter uma queijaria certificada com Selo Arte e Selo Queijo Artesanal. É sempre bom a Prefeitura de Bento oportunizar as empresas que estão inclusas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), a ter o reconhecimento de forma nacional”.
O Selo Queijo Artesanal foi regulamentado em junho de 2022 pelo Decreto Nº 11.099 do governo federal, que regulamentou o art. 10-A da Lei no 1.283, de 1950, que instituiu o Selo Arte, e a Lei nº 13.860, de 2019, que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais.
A Portaria do MAPA n° 531, de 16 de dezembro de 2022 estabeleceu os requisitos para concessão dos selos ARTE e Queijo Artesanal pelos órgãos de agricultura e pecuária federal, estaduais, municipais e distrital; definiu os padrões de numeração de logotipos dos selos de identificação artesanal e instituiu o Manual de Auditoria do processo de concessão de selos de identificação artesanal.
Conheça os municípios certificados pelo Selo Queijo Artesanal
Bento Gonçalves- Queijaria Valbrenta
Nova Roma do Sul- Laticínios Pipo
Farroupilha- Queijaria Somacal
Fagundes Varela- Agroindústria Laticinios Vivan
Vila Flores- Luchesi