Dragagem e contenção elevam o nível do Rio Gravataí
Ações combinadas garantem, de forma emergencial, o abastecimento de água na cidade
A melhora do nível do Rio Gravataí, a partir das medidas articuladas pela Prefeitura de Gravataí junto à Corsan, dá fôlego, ainda que provisoriamente, ao abastecimento da população e devolve ao rio a capacidade de sustentar o delicado ecossistema da região, castigado por mais uma estiagem.
O volume de água disponível nos pontos de captação da companhia em Gravataí tem aumentado de forma constante nas últimas semanas, e as medições – que chegaram a estar zeradas no início de janeiro – ultrapassaram um metro nesta semana.
À medida em que a dragagem nos seis quilômetros de extensão do Canal do DNOS avança, a água da Barragem do Incra, em Viamão, atravessa o Banhado dos Pachecos e alimenta o “pulmão do Gravataí” e, mais à frente, encontra a contenção de um metro de altura construída no Bairro Mato Alto, em Gravataí.
Essas duas ações combinadas garantem, de forma emergencial, que o rio atenda à demanda da cidade pelo recurso hídrico. “As medidas implementadas até o momento evitam a falta de água neste verão, mas estamos cobrando o governo do Estado e a Corsan para que a questão do abastecimento seja resolvida definitivamente.
Vamos continuar auxiliando, com a Guarda Municipal, com a Defesa Civil, vamos envolver a Granpal e os deputados da região para mudarmos o jeito de olhar para o Gravataí, não se pode esquecer do rio no inverno”, destaca o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.