NotíciasRio Grande do Sul

Concurso de queijos artesanais de Caxias tem 75 amostras inscritas

Agroindústrias de Caxias e de outros 17 municípios participam da escolha

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (SMAPA) e o Escritório Regional da Emater/RS – Ascar promovem a partir desta sexta-feira (24/02) o 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias do Sul.

No total, 31 agroindústrias de 18 municípios da Serra e Campos de Cima da Serra inscreveram 75 amostras nas três categorias: Colonial (26 amostras), Serrano (13) e Autoral e Outros (36). Os queijos serão avaliados nesta sexta-feira, no Cevitis (antiga Fepagro), em Fazenda Souza, por técnicos especialistas no tema.

O objetivo do Concurso é estimular a qualidade cada vez mais reconhecida dos queijos produzidos na região. “O que se busca é premiar produtos e seus produtores que se destacam, valorizando a produção artesanal de queijos, divulgando para a população o saber-fazer da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra”, explica o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus Ouro, Prata e Bronze. O melhor queijo entre os “Ouros” ganhará o Troféu Super Ouro. A premiação será entregue no encerramento do Seminário Regional “Valorização dos queijos artesanais e das agroindústrias familiares em Caxias do Sul”, no dia 3 de março, no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva. Todas as agroindústrias inscritas vão receber certificados de participação.

O Concurso conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Municípios participantes: Caxias do Sul, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Canela, Carlos Barbosa, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Gramado, Guaporé, Jaquirana, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Botão Voltar ao topo