Variedades

Descubra os encantos das 5 regiões da Ilha da Madeira

Destino português é um verdadeiro refúgio tropical que oferece paisagens distintas de florestas, cidades, praias e serras

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio português localizado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica e posição geográfica privilegiada, a ilha possui clima ameno o ano inteiro, paisagens idílicas, tradições culturais marcantes e atrações que convidam os viajantes a uma experiência inesquecível.

Considerado o melhor destino insular do mundo, é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas povoadas, enquanto Desertas e Selvagens são reservas naturais desabitadas. Com uma área de 741 km², a Ilha da Madeira é dividida em cinco regiões que contemplam florestas, cidades, praias e serras, além de uma grande riqueza natural e cultural.

Publicidade

Costa Norte

A Costa Norte é guardiã das mais espetaculares paisagens verdejantes da ilha e de grande parte da floresta Laurissilva, um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No município de Porto Moniz estão as mais belas paisagens da região e algumas das piscinas naturais mais famosas do arquipélago. Destaque para a Praia do Seixal com seu areal negro e montanhas verdejantes, local ideal para relaxar e praticar esportes aquáticos.

Já no município de Santana, que é considerado uma Reserva da Biosfera pela Unesco, é obrigatória a visita às casas típicas de Santana, com suas cores vivas e formato triangular.

Publicidade

Costa Sul

A Costa Sul é uma região de beleza inegável com vilas típicas e fotogênicas e o mar quase sempre de pano de fundo. Oportunidade única dos turistas terem contato com as tradições em um ambiente cosmopolita. Funchal é a capital e o maior centro comercial, cultural e turístico do arquipélago. Com seis séculos de existência, há uma variedade de museus, igrejas, monumentos, parques, jardins botânicos e mirantes. Uma das atrações mais procuradas é o passeio nos carrinhos de cesto, cuja origem remonta ao século 19.

O destino de Câmara dos Lobos é o cartão-postal desta região à beira-mar. Por ali, o turista encontra paisagens autênticas e deslumbrantes como o Curral das Freiras, situado em um vale rodeado de montanhas, e o Cabo Girão, que é o promontório mais alto da Europa, com 580 metros. Seu mirante tem uma plataforma suspensa de vidro e é uma das atrações mais visitadas (e mais fotografadas) e oferece uma bela vista do Funchal.

Costa Leste

A Costa Leste distingue-se pela diversidade das paisagens, da densa cobertura florestal da serra aos cenários mais áridos, passando por cidades, praias e imponentes formações geológicas. A cidade de Santa Cruz é a porta de entrada da Madeira, já que é nela que está o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo.

Sua história remete ao século 15, sendo um dos povoados mais antigos do arquipélago. Destaque para a freguesia de Camacha, que recebe muitos turistas por conta de suas célebres obras de artesanato em vime. Outro importante local para a história da ilha é a cidade de Machico, onde em 1419 desembarcaram os descobridores do arquipélago Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.

Costa Oeste

As principais características da Costa Oeste são suas praias e balneários, ideais para banhistas e praticantes de esportes náuticos. A gastronomia é um destaque, já que por ali são cultivados alguns dos produtos mais importantes da gastronomia regional, como batata-doce, cana-de-açúcar, banana e outras frutas exóticas.

A região integra três concelhos (Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta) que reúnem várias cidades e vilas pitorescas com um rico e vasto patrimônio histórico, arquitetônico e tradicional. Destaque para Paul da Serra, único planalto da ilha situado a cerca de 1.500 metros de altitude e marcado pela diversidade exuberante de sua fauna e flora.

Cordilheira Central

A Cordilheira Central compreende toda área da Madeira situada acima dos 1.400 metros de altitude e ocupa uma área de cerca de 8.200 hectares. São cenários inigualáveis que apresentam aventuras imperdíveis. O local, considerado um Monumento Natural, é um testemunho impressionante do vulcanismo e da erosão da ilha

Por lá estão os picos mais altos da Madeira, como o Pico Ruivo (1.862m) e o Pico do Areeiro (1.818m), e os pontos mais altos da área do Paul da Serra, destaque para o Pico Ruivo do Paul (1.640 m) e a área da Bica da Cana (1.620m). Além de ser considerada Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude, com várias espécies de flora endêmica, a Cordilheira Central é o único local identificado para a nidificação de uma ave marinha rara, a freira da Madeira (Pterodroma madeira).

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.

Botão Voltar ao topo