Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo aposta na canoagem como meio de transformação social

Do primeiro contato com a água nas piscinas, às remadas pelo leito do Rio dos Sinos, os estudantes participantes do Projeto Canoagem na Escola, em São Leopoldo, têm no esporte uma alternativa de futuro.

“Se hoje eles estão bem encaminhados na vida, com alguns viajando o mundo, foi pelo incentivo que a canoagem deu e pelos valores desenvolvidos ali”, disse a coordenadora do projeto, desde 2006, professora Daniela Maioli. “Sempre que algum deles volta aqui, eles reforçam que se estão bem encaminhados é graças à canoagem que abriu horizontes”.

Ewerthon Alecsander Alves da Silva, 20 anos, tinha 10 anos quando ingressou no projeto. O estudante da EMEF Maria da Silva Schmidt, localizada no bairro Rio dos Sinos, na região nordeste, precisou de pouco tempo para descobrir que aquela atividade de contraturno escolar apontaria a direção da sua vida profissional.

Aos 17 anos, Ewerthon foi medalhista no Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Brasília. Trouxe na bagagem 1 medalha de ouro, duas pratas e um bronze. “Lembro que a minha primeira medalha em competições foi em um campeonato em Caxias do Sul, em 2012”, conta o universitário. Hoje ele cursa Educação Física na Unisinos, pelo Prouni, e atua no projeto Canoagem ajudando a formar futuros atletas.

História da Canoagem em São Leopoldo

Desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Projeto Canoagem na Escola atende estudantes da rede pública de ensino. O projeto surgiu no segundo semestre de 2005, com o objetivo de preencher o tempo livre de crianças e adolescentes que tomavam banho de rio. A partir de 2006, Daniela assumiu a coordenação e deu o caráter de escola de canoagem. A condição para seguir remando no projeto era manter boas notas e bom comportamento.

A partir de 2008, o projeto iniciou sua participação em competições dentro do estado. Em 2009, os treinos se intensificaram e, no ano seguinte, disputaram o primeiro campeonato em nível nacional. Para regulamentar a equipe nas competições, foi criada, em 2011, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca).

Atualmente, a equipe de professores e coordenação é composta por oito pessoas que auxiliam nos treinos dentro e fora da água. O projeto Canoagem atende 170 estudantes da rede municipal, com atividades de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, no contraturno escolar. Já a Aleca, conta com cinco atletas, mais 12 estudantes na categoria de base.

Durante o projeto, os atletas treinam dois dias por semana. Após serem integrados na Aleca, eles passam a treinar cinco dias por semana. Neste ano os atletas se preparam para três competições de nível nacional: Duas Copa Brasil e um Campeonato Brasileiro. As competições iniciam em abril, quando a equipe de canoagem da Aleca viaja para a Copa Brasil de Canoagem Velocidade em Capitólio (MG).

A pandemia também afetou a equipe, “prejudicou muita gente, tudo fechou e os atletas tiveram que fazer outras coisas. Aos poucos estamos retomando a equipe que este ano vai começar a competir a nível gaúcho para em 2024 ir para campeonato brasileiro”, diz a coordenadora.

A Smed investe, anualmente, mais de R$ 300 mil na canoagem, incluindo folha de pagamento, transporte para competições, aluguel da casa de treinamento, entre outras coisas.

Canoagem nos Jogos Escolares Municipais

Em 2022, a Canoagem estreou nos Jogos Escolares Municipais de São Leopoldo (JEM). Pela primeira vez, a canoagem foi inserida como uma modalidade competitiva, envolvendo 128 crianças e adolescentes. As provas ocorreram em novembro, na rua da Praia, com a participação de estudantes de 15 escolas, entre municipais e estaduais.

Botão Voltar ao topo