Saúde

Reeducação alimentar dos filhos exige envolvimento dos pais

A próxima vez que você ficar tentado por um saco de batatas fritas, verifique se seus filhos estão ao redor, pois o velho ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona quando se trata de ensinar bons hábitos alimentares às crianças.

Os pais precisam estar cientes de que as escolhas que fazem têm um grande impacto sobre seus filhos. E as crianças começam a aprender comportamentos alimentares e padrões em uma idade muito precoce. Verduras, frutas, legumes e grãos integrais podem vir a fazer parte da alimentação dos seus filhos. Para isso, considere o seguinte:

Seja um bom exemplo

Diversos estudos realizados comprovam que as crianças se espelham na alimentação dos pais e responsáveis para adquirir seus gostos à mesa. Então deixem vê-lo comer cereais integrais no café da manhã, frutas como lanche, além de legumes e verduras nas demais refeições.

Aproveitar as safras é uma boa maneira de garantir a variedade de frutas e verduras na alimentação da família, sem que a desculpa do preço interfira nas escolhas. Se você não pode desistir de seus biscoitos e refrigerantes, prefira comer tais alimentos quando as crianças não estão por perto. Também é importante manter longe dos olhos dos pequenos, eventuais guloseimas que estejam em casa.

Ter paciência e persistir diante da rejeição

Um conselho dos especialistas é misturar em uma mesma refeição alimentos que as crianças gostem com aqueles que você está tentando desafiá-las a comer. E não desista diante da rejeição pela comida, ponderando para não forçar a ingestão. O que vale é continuar oferecendo os alimentos.

Fazer das compras um aprendizado

Ensine as crianças a escolher frutas, verduras e legumes na feira ou supermercado, e ainda reforce noções de matemática com o preço dos itens e a variedade existente em uma espécie. Comparar o valor nutricional dos alimentos também é interessante para as crianças distinguirem alimentos menos ou mais saudáveis.

Envolver as crianças na cozinha

Deixar seus filhos ajudar na cozinha pode dar-lhes uma melhor compreensão dos alimentos. Quanto mais elas se envolverem, maior será a chance de apreciarem a comida. Pratos divertidos despertam o interesse da criança.

Permitir guloseimas ocasionais

Insistir que seus filhos comam apenas alimentos saudáveis pode levar a abusos quando você está fora de vista. Por isso o equilíbrio sempre é a melhor saída, permitindo-lhes ter o deleite ocasional, mesmo que seja algo não muito saudável para eles. Um cardápio adequado na infância estabelece as bases para uma vida inteira de alimentação saudável para o seu filho.

Botão Voltar ao topo