NotíciasRio Grande do Sul

Cristina Mioranza assume presidência do COMITES-RS

A arquiteta caxiense Cristina Mioranza é a nova presidente do COMITES-RS – Comitê dos Italianos no Exterior, circunscrição Rio Grande do Sul, vinculado ao Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. Até então conselheira da comissão e atuante na comissão de comunicação e empreendedorismo, Cristina permanecerá no posto até 2026, em substituição ao empresário Emir José Parisotto, que deixou a função.

A nova diretoria está composta por Fernando Biffignandi como vice presidente, Rosária Anelle como Secretária, Stephania Puton, tesoureira e também, representante no CGIE ( Conselho Geral de Italianos no Exterior).

O envolvimento de Cristina com a cultura italiana vem desde que o pai, Plínio Mioranza (1940-2022), presidiu o Instituto Veneto | Brasil (IVRAL), em Caxias do Sul, e esteve no Congresso em Roma que oficializou os comitês de italianos no exterior, no ano de 1985, sendo um dos fundadores do antigo COEMIT, hoje COMITES no RS, e integrante de seu primeiro conselho. Muito por conta desse exemplo de engajamento, a arquiteta aprendeu a importância da preservação da memória do povo que ajudou a formar a identidade da Serra Gaúcha a partir de 1875, quando os primeiros imigrantes chegaram à região.

“Desde muito pequena a italianidade esteve presente na minha criação. Meu pai foi sempre muito engajado com essa questão, gerando meu envolvimento e estimulando meu apreço pela história repleta de lutas dos imigrantes. Isso desperta grandes memórias que me conduzem e me fortificam diante do desafio de tornar o COMITES mais conhecido e mais útil para a sociedade italiana no RS”, diz Cristina.

Tornar esse organismo mais visível é uma das grandes metas da nova presidente. Atualmente, o COMITES no Rio Grande do Sul é responsável por representar uma comunidade de quase 107 mil cidadãos italianos no Estado (sem considerar, nesse montante, os descendentes que estão em andamento/espera do processo de cidadania, em torno de 60 mil pessoas) em embaixadas e consulados, além de promover sua integração com as comunidades onde residem.

São eles que elegem os conselheiros do COMITES, cujos representantes são voluntários, a cada cinco anos. Cristina colocou seu nome à disposição na última eleição, realizada em 2021. “A participação foi aquém da nossa representatividade. Por isso, estamos empenhados em fazer com que mais pessoas participem desse processo e também se integrem às demais atividades que promovemos”.

Para isso, o COMITES conta com o novo cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, no cargo desde agosto do ano passado. “Ele está empenhadíssimo em resolver os desafios do consulado, valorizando a juventude e demonstrando muita pró-atividade. Vamos trabalhar em parceria a partir desse novo olhar para fazer do COMITES notório a todos, e não apenas para alguns”.

Também conhecido como Comitato degli Italiani all’Estero, ou Com.IT.ES, esse organismo está presente no Brasil e em todos os países onde existam, ao menos, 3 mil cidadãos italianos residentes. Das 120 circunscrições existentes no mundo, sete estão no Brasil. Além do Rio Grande do Sul, há COMITES em São Paulo, Rio de Janeiro/Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná/Santa Catarina e Nordeste/Distrito Federal.

Entre as funções dessas comissões estão manter os laços culturais com a Itália, promover ações sociais e culturais, contribuir para relações Brasil-Itália e eleger os membros do Conselho Geral dos Italianos no Exterior.

Botão Voltar ao topo