NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul participa do 1º Congresso Nacional de Jardins Botânicos

Semma marca presença no evento que reuniu especialistas em Brumadinho (MG) para ampliar as discussões sobre o tema

Entre os dias 29 de março e 1º de abril, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (Semma) participou do 1° Congresso Nacional de Jardins Botânicos, organizado pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos e pelo Instituto Inhotim. O evento reuniu especialistas em jardins botânicos de todo o país para promover discussões sobre o tema e compartilhar conhecimentos e experiências.

Durante o congresso, foram abordados diversos assuntos relacionados aos jardins botânicos, incluindo sua importância para a conservação da biodiversidade, o papel educativo dos jardins botânicos e as melhores práticas para sua gestão e manutenção.

Publicidade
1º Congresso Nacional de Jardins Botânicos – Foto por: Semma/PMCS

A Semma foi representada pelas integrantes da Comissão do Jardim Botânico de Caxias do Sul, a bióloga Morgana Rech e a gerente de Educação Ambiental Tatiana Vergani. O evento ocorreu na sede do instituto, em Brumadinho, Minas Gerais.

Conforme Tatiana, é um privilégio para Caxias do Sul estar presente nesse evento, um marco histórico para os jardins botânicos do Brasil. “O encontro foi uma oportunidade ímpar para adquirir conhecimentos e trazê-los para serem implantados no Jardim Botânico de Caxias do Sul que, com seus 30 anos de história, já é bastante conhecido e querido pela população”, conta.

Publicidade

De acordo com a especialista caxiense, os jardins botânicos possuem um papel central na conservação pois, além de propiciarem a preservação de espécies vegetais, são locais de desenvolvimento de ações de educação ambiental.

Também atuam como um elo entre a pesquisa e o conhecimento científico e ações práticas, por meio da produção de mudas para uso na arborização urbana. Além disso, os jardins botânicos estão diretamente ligados à qualidade de vida e à conexão da população com o ambiente em que está inserida.

Botão Voltar ao topo