Entre os dias 29 de março e 1º de abril, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (Semma) participou do 1° Congresso Nacional de Jardins Botânicos, organizado pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos e pelo Instituto Inhotim. O evento reuniu especialistas em jardins botânicos de todo o país para promover discussões sobre o tema e compartilhar conhecimentos e experiências.
Durante o congresso, foram abordados diversos assuntos relacionados aos jardins botânicos, incluindo sua importância para a conservação da biodiversidade, o papel educativo dos jardins botânicos e as melhores práticas para sua gestão e manutenção.
A Semma foi representada pelas integrantes da Comissão do Jardim Botânico de Caxias do Sul, a bióloga Morgana Rech e a gerente de Educação Ambiental Tatiana Vergani. O evento ocorreu na sede do instituto, em Brumadinho, Minas Gerais.
Conforme Tatiana, é um privilégio para Caxias do Sul estar presente nesse evento, um marco histórico para os jardins botânicos do Brasil. “O encontro foi uma oportunidade ímpar para adquirir conhecimentos e trazê-los para serem implantados no Jardim Botânico de Caxias do Sul que, com seus 30 anos de história, já é bastante conhecido e querido pela população”, conta.
De acordo com a especialista caxiense, os jardins botânicos possuem um papel central na conservação pois, além de propiciarem a preservação de espécies vegetais, são locais de desenvolvimento de ações de educação ambiental.
Também atuam como um elo entre a pesquisa e o conhecimento científico e ações práticas, por meio da produção de mudas para uso na arborização urbana. Além disso, os jardins botânicos estão diretamente ligados à qualidade de vida e à conexão da população com o ambiente em que está inserida.