GeralNotíciasRio Grande do Sul

Dia Mundial da Saúde – Artigo

por Carolina Vollmer Cervo
– Coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, da OAB – Subseção de Caxias do Sul

Desde 1950, no dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data esta criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Neste ano de 2023 também será celebrado o aniversário de 75 anos da OMS, uma vez que a sua criação ocorreu com a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

Publicidade

A finalidade do Dia Mundial da Saúde sempre foi a de chamar atenção e conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde para a qualidade de vida e bem-estar, bem como a responsabilidade de cada um na promoção de hábitos saudáveis e na prevenção de doenças.

Além disso, a cada ano, a OMS escolhe um tema determinado, sendo que neste, o assunto será “Saúde para Todas”. Abordagens como esta são de extrema importância para que a própria sociedade possa contribuir com a melhoria na qualidade de vida.

Publicidade

Mas afinal, quando se fala em saúde, o que podemos extrair deste tema e qual seu significado?

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Não apenas a saúde em si, mas o acesso a ela é um direito fundamental de todos, garantido pela Constituição Federal do Brasil de 1988 e, conforme texto da Lei deve ser “garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Neste sentido, falar em saúde plena e integral é falar em bem-estar físico, social, mental, através de medidas como saneamento básico, educação, conscientização para crianças e adolescentes em relação à saúde física e mental, bem como em relação ao meio ambiente e, por fim, acesso a bens e serviços por parte de toda a população.

A data celebrada, logo, é uma excelente oportunidade de mobilizar e conscientizar a população pela busca do bem-estar físico, mental e social.

Botão Voltar ao topo