Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo lança Programa de Arborização

Secretaria do Meio Ambiente lança o Programa Municipal de Arborização Urbana 2023, no dia 26 de abril

O lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana 2023 será realizado na quarta-feira, dia 26 de abril, das 9h às 12h, na Praça Mansueto Bernardi, no bairro Cristo Rei. Promovido pela Prefeitura de São Leopoldo e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o programa é integrado ao Plano Local de Ações Climáticas (Plac) e visa compensar as emissões de carbono com doações de mudas para plantio pela população.

O programa de arborização prevê 15 ações para este ano, com o objetivo de envolver associações de moradores, escolas e a comunidade em geral. As atividades serão realizadas de abril a agosto, período considerado propício para o plantio de árvores no Rio Grande do Sul.

O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, enfatizou a importância do planejamento para o plantio urbano. Ele explicou que é importante ter orientação dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente para realizar o plantio de forma adequada, sem comprometer vias públicas, fiação elétrica ou sistemas de drenagem urbana. O viveiro municipal disponibiliza mudas e orientação de engenheiros agrônomos para garantir os benefícios da arborização na cidade.

O biólogo da Semmam, Joel Garcia Dias, explicou que o projeto visa estimular a participação da comunidade no combate às mudanças climáticas e no plantio de árvores. Os cidadãos que se comprometerem a plantar as mudas doadas receberão Certificados de Amigo do Clima e do Planeta como reconhecimento pela ação positiva. Os critérios para o recebimento dos certificados serão explicados no momento da entrega da muda.

Mudas para a comunidade

Cada cidadão de São Leopoldo pode retirar até três mudas de árvores no Viveiro Municipal, localizado junto ao Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina. Ao solicitar as mudas, são analisadas as características do local de plantio e indicadas as melhores espécies. Também são fornecidas orientações para o crescimento saudável das plantas. O Departamento de Arborização Urbana (DAU) da Semmam disponibiliza atendimento por WhatsApp pelo número 3588 6446 para consultas de protocolo, das 8h às 14h.

Botão Voltar ao topo