NotíciasPorto AlegreRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Seminário da SUCESU-RS abordou nova economia e IA

Mais de 100 gestores de TI participaram de um evento para discutir conteúdos, tendências e transformações do mercado, com foco na importância do relacionamento digital e na experiência do usuário.

O I Seminário Executivo SUCESU-RS, com o tema ‘Experiência e relacionamento na era digital’, aconteceu em Porto Alegre no dia 13 de abril. O evento inspirou reflexões sobre assuntos relevantes no mundo da tecnologia. O destaque foi a palestra de Diego Barreto, Vice-Presidente de Finanças e Estratégia do iFood e autor do best-seller ‘Nova Economia’. Ele falou sobre como as empresas de TI devem enfrentar novos paradigmas e desafios. A inteligência artificial e os recursos do Chat GPT, que têm gerado polêmica, também foram debatidos.

O evento reuniu mais de 100 (cem) Gestores de TI para refletir sobre conteúdos, tendências e transformações do mercado de TI. Para Nilson Ayala, Presidente da SUCESU-RS, esse é um dos momentos mais importantes do ano, principalmente devido à escolha do tema. “Precisamos enxergar cada vez mais a necessidade do fator relacionamento no mundo digital, porque os usuários esperam isso, eles querem experiências. Essa é a característica da nova economia, e acredito que conseguimos conectar muito bem isso nas palestras ao longo do dia”, destacou.

O cenário da Nova Economia

Diego Barreto, com mais de 15 anos de experiência no mercado trabalhando com empresas nacionais e internacionais, convidou os participantes do Seminário a refletirem sobre a Nova Economia. O autor do best-seller sobre o assunto apresentou o conceito e provocou o público: ‘todo incômodo gera reflexões e traz valor ao pensamento’. Segundo ele, as empresas de TI também precisam pensar dessa forma.

A principal mudança que Barreto apontou foi na lógica da sociedade conectada, que deve ser observada do ponto de vista econômico. Agora, é necessário criar e disponibilizar tecnologias mais acessíveis, pois é a tecnologia digital que comanda a nova economia. Além de mudar a lógica do acesso, que se torna massificado, isso também expande as possibilidades para a criação de novos negócios.

Publicidade

O keynote salientou que toda essa mudança não deve ser interpretada de forma negativa pelas empresas, pelo contrário. De acordo com ele, apesar do incômodo que as empresas tradicionais sentem, é necessário começar a entender o processo de competitividade na convergência de múltiplas tecnologias para conseguirem ganhar capacidade de angariar dados e nível de gestão maior.

Inteligência artificial e Chat GPT

O I Seminário Executivo SUCESU-RS promoveu também o painel “Inteligência Artificial nos negócios: Realidade X Ficção?” com Fabio Machado, Head de Inovação da Panvel Labs – Grupo Panvel, Marcelo Manoel, Diretor de TI do Grupo Arezzo&Co, Alex Winetzki, Founder e CEO da Woopi Stefanini, e Kelly Sganderla, Consultora Sênior de Inovação em Processos da iProcess. A mediação foi de Pedro Martini, Diretor de TI das Lojas Colombo.

Marcelo Manoel destacou a importância de se agir para que as pessoas continuem no controle da IA, não ao contrário. Pedro Martini lembrou que esse tema não é novo: há 31 anos ele já estudava a IA na faculdade, mas o Chat GPT tem feito o assunto ganhar mais audiência. Já Alex Winetzki trouxe uma perspectiva de como essa tecnologia transformou inclusive os profissionais: que antes um desenvolvedor levava uma semana para resolver, agora é feito em um dia, por isso a fronteira entre um profissional júnior e pleno diminuiu.

Winetzki ainda alertou para o fato de a inteligência artificial não ter padrão ético, o que Kelly Sganderla concordou e acrescentou: o viés ético deve ser a principal preocupação neste momento, definindo-se diretrizes para utilizar as informações disponibilizadas pela IA.

O Seminário ainda contou com palestras sobre segurança cibernética, hiperautomação, conceito “zero trust”, entre outros. O evento encerrou com um coquetel que promoveu mais um momento de networking, característico da comunidade da SUCESU-RS. O próximo Seminário Executivo será de 14 a 17 de setembro, em Bento Gonçalves (RS).

O evento teve Patrocínio Diamante da Arklok | Almaden, iProcess, Logicalis | AWS, Netfive | Pure Storage, Sensedia e Soluzzione. O Patrocínio Gold foi da Aveere | Nutanix | Ingram, Connection | Fortinet | TD Synnex, Scunna, Sonicwall e VS Data | TD Synnex. O Patrocínio especial foi da Adentro, Deliver IT, Digibee, GX2 | Liferay, iMaps | DataLakers, Infra TI, Integrasul, iTS, Nextios, Staff, StarTech | Aivo, Stefanini Group e ainda Grupo Tecnoset.

Sobre a SUCESU-RS

A SUCESU-RS – Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS – faz parte de uma rede nacional que constitui a única entidade que cuida exclusivamente dos interesses dos usuários corporativos de TIC (Informática e Telecomunicações). Com 54 anos de história, é uma das primeiras entidades do estado e pioneira no setor de TI, com o propósito de “promover o uso da tecnologia e conectar pessoas, empresas e a sociedade”.

 

Botão Voltar ao topo