Na manhã desta terça-feira (2), o Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, assumiu a presidência do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), após ter sido eleito por unanimidade em março.
Dom José terá a responsabilidade de liderar a FUCS durante a gestão 2023-2026, juntamente com Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, representante da Prefeitura de Caxias do Sul no Conselho, que assumiu a vice-presidência. A presidência e vice-presidência antes eram ocupadas, respectivamente, por José Quadros dos Santos, representante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC Caxias, e Mauro Gilberto Bellini, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Esta é a primeira vez que um representante da Mitra Diocesana é eleito presidente da FUCS, que é uma entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica, mantenedora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC), das Rádios Educativas UCSfm e do Hospital Geral de Caxias do Sul (HG).
O Conselho Diretor, formado por representantes da prefeitura de Caxias do Sul, da CIC, do Governo do Estado, da Mitra, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da UCS, é responsável por avaliar o desempenho econômico e financeiro das instituições mantidas, analisar indicadores, orçamento e determinar a visão da gestão estratégica geral da instituição.