GeralNotícias

Cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

A partir de 2 de outubro, os cheques passarão a adotar um novo padrão, conforme anunciado pelo Banco Central. A medida tem como objetivo modernizar e tornar mais seguro o uso desse instrumento de pagamento, dificultando a falsificação de cheques.

Uma das principais mudanças é a transferência da regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras, em vez de ser responsabilidade do Banco Central. As instituições financeiras terão que comunicar os ajustes ao BC com 30 dias de antecedência antes de implementá-los.

Outra novidade é que será permitido o uso do nome social nas folhas do talão de cheque, assim como já ocorre no Pix. O usuário pode entrar em contato com seu banco para solicitar essa opção.

O Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação (Grupo Compe), instituído para opinar sobre questões relacionadas ao serviço de compensação de cheques, terá o Banco Central como observador em vez de membro permanente. O representante do BC participará de reuniões e atividades do grupo apenas quando for necessário.

Apesar do declínio no uso de cheques ao longo dos anos, o BC registrou movimentação significativa de dinheiro pela modalidade em 2021 e 2022.

Botão Voltar ao topo