Neste sábado (13), o MiniZoo (Zoológico Municipal de Canoas) em parceria com o movimento Canoas Lixo Zero promoverão uma oficina gratuita de compostagem em frente ao Zoológico, no Parque Getúlio Vargas, a partir das 10h. Os participantes aprenderão como montar uma composteira doméstica de forma prática e receberão dicas sobre como mantê-la.
O objetivo da oficina é incentivar mais pessoas a adotarem a prática da compostagem, que é benéfica tanto para a saúde da população quanto para o planeta. Ao final da atividade, haverá um sorteio de uma composteira para os participantes. De acordo com Jaiza Frias, embaixadora do Canoas Lixo Zero, é importante que as pessoas saibam que mais de 50% dos resíduos gerados são orgânicos e que, ao compostá-los, estão ajudando a cidade a reduzir os altos custos com aterros sanitários e a emissão de gases de efeito estufa.
Renata Gautier, bióloga e educadora ambiental do MiniZoo, destaca a importância da iniciativa para conscientização ambiental dos canoenses. A compostagem é um processo biológico e natural de decomposição da matéria orgânica de origem vegetal, que é uma alternativa positiva para o descarte de resíduos orgânicos, pois ajuda no reaproveitamento desses materiais e evita a destinação para aterros sanitários. Além disso, a compostagem ajuda a prevenir a proliferação de animais vetores de doenças, como ratos, baratas e moscas, e produz um adubo orgânico rico em nutrientes.