A mostra Retratos de Kinshasa, composta por sete filmes, será apresentada pela Cinemateca Capitólio, em porto Alegre, durante duas semanas, de 16 a 28 de maio. A Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français são patrocinadores do evento. Os ingressos para a mostra custam R$ 10,00.
A mostra apresenta uma variedade de histórias dos habitantes de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que vão desde jovens músicos eletrônicos até aspirantes a boxeadores, passando por cantoras que conciliam a arte com as responsabilidades familiares, gangues que reivindicam território através da moda, grupos de street art e parentes que lutam pelos direitos das vítimas de guerras. Os retratos criados nos filmes, sejam ficções ou documentários, iluminam a realidade multifacetada do país.
Entre os sete filmes selecionados, há ficções contemporâneas, como Felicidade, dirigida por Alain Gomis, franco-senegalês, e Maki’la, longa de estreia da diretora congolês Machérie Ekwa Bahango. Há também documentários reveladores como Victoire Terminus e Sistème K, dirigidos por Renaud Barret, e Caminho para Kinshasa, do cineasta congolesa Dieudo Hamadi, que é uma grande revelação do cinema do país.
A seleção inclui ainda a cópia restaurada do clássico filme africano A vida é bela, realizado em 1987 por Mweze Ngangura e Benoit Lamy, que se concentra na vida noturna de Kinshasa. Além disso, há uma sessão especial do documentário Quando éramos reis, de Leon Gast, que narra o evento famoso “The Rumble in the Jungle”, a luta entre os boxeadores George Foreman e Muhammad Ali, promovida pelo ditador Mobutu Sese Seko, que governou o país entre 1965 e 1997.
Programação – Retratos de Kinshasa
Terça-feira, 16
15h – Système K
17h – Maki’la
19h – Felicidade
Quarta-feira, 17
15h – Caminho para Kinshasa
17h – Victoire Terminus
19h – Système K
Quinta-feira, 18
15h – Victoire Terminus
17h – Caminho para Kinshasa
19h – A vida é bela
Sexta-feira, 19
15h – Maki’la
17h – Felicidade
Sábado, 20
Noite dos Museus
Domingo, 21
15h – Victoire Terminus
17h – A Vida é Bela
19h – Quando éramos reis
Terça-feira, 23
15h – Felicidade
17h30 – Système K
19h – Maki’la
Quarta-feira, 24
15h – Caminho para Kinshasa
17h – Victoire Terminus
Quinta-feira, 25
15h – Système K
Sexta-feira, 26
15h – A vida é bela
Sábado, 27
15h – Caminho para Kinshasa
Domingo, 28
15h – Felicidade