Viamão abre seis escolas para vacinação neste sábado (13)

No próximo sábado, dia 13, seis escolas municipais de Viamão estarão abertas para a aplicação de diversas vacinas. Serão disponibilizadas as vacinas contra Gripe (para grupos prioritários), COVID-19 Bivalente (para pessoas com 40 anos ou mais e grupos prioritários), além das vacinas do Calendário Vacinal.

A vacina Influenza (contra a gripe) estará disponível para idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde, professores, trabalhadores do transporte coletivo e Forças de Segurança.

Para a vacinação contra a COVID-19, serão oferecidas diversas opções de acordo com o grupo prioritário e o tempo decorrido desde a última dose. A vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19 estará disponível para pessoas com 40 anos ou mais, sem comorbidades; trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades acima dos 12 anos; indígenas, quilombolas e imunocomprometidos acima de 12 anos.

É importante ressaltar que para receber essa vacina, é necessário que a última dose de vacina contra a Covid-19 tenha sido feita há pelo menos 4 meses e ter completado o esquema básico com a dose 1 + reforço.

Também serão disponibilizadas as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Coronavac contra a Covid-19 para a primeira dose em pessoas com 12 anos ou mais. A segunda dose de Pfizer e Astrazeneca será aplicada para quem tomou a primeira dose há 2 meses e a Coronavac para quem tomou a imunização há 28 dias. A terceira dose será aplicada em pessoas com 12 anos ou mais que receberam a segunda dose há 4 meses. Gestantes e puérperas de 12 a 17 anos que tenham recebido a segunda dose há 4 meses e a quarta dose estará disponível para quem tem 18 anos ou mais e tenha recebido a terceira dose há 4 meses.

Para crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Pfizer Baby estará disponível com as três doses, sendo necessário um intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose e de 8 semanas entre a segunda e a terceira dose. Também haverá doses de reforço de Pfizer Baby para crianças de 3 e 4 anos que tenham recebido sua vacinação primária com Coronavac. Nesses casos, será exigido um intervalo de 4 meses da segunda dose. A vacina Pfizer Pediatria estará disponível para crianças de 5 a 11 anos, com as três doses, sendo necessário um intervalo de 8 semanas após a primeira dose e 4 meses após a segunda dose.

As seis escolas estarão abertas das 09 às 12 horas e são elas: EMEF ARAÇÁ, EMEF SARGENTO RAYMUNDO, EMEF NSA. SENHORA DE FÁTIMA, EMEF JARDIM VIAMAR, EMEF DOM DIOGO e EMEF CELINA WESTPHALEN. É necessário levar a carteira de vacinação, documento com foto, cartão SUS (se tiver) e documentação que comprove a comorbidade.

Sair da versão mobile