Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Adiló Didomenico inaugura balança do Centro de Pesagem do Aterro Sanitário de Caxias do Sul

Ato oficial ocorreu na tarde deste sábado (20/05) no Aterro Sanitário Rincão das Flores

O prefeito Adiló Didomenico realizou neste sábado (20/05) a inauguração da balança do Centro de Pesagem do Aterro Sanitário Municipal. Essa nova medida proporcionará ao município um maior controle sobre a quantidade e qualidade dos resíduos recebidos, permitindo estudos aprofundados.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, João Uez, a pesagem dos materiais que chegam ao aterro complementará o processo de destinação final dos resíduos urbanos. Atualmente, o aterro recebe uma média diária de 450 toneladas de resíduos, sendo 390 toneladas de lixo orgânico e cerca de 60 toneladas de lixo seletivo, que poderiam ser reciclados. Com a nova balança de pesagem automática, haverá uma economia significativa para o município, pois o pagamento para a Codeca será baseado no peso em quilogramas, e não mais na distância percorrida em quilômetros, conforme explicou o secretário.

Centro-de-Pesagem-do-Aterro-Sanitário-de-Caxias-do-Sul-(7)
O prefeito Adiló Didomenico – Foto: Rodrigo Rossi /PMCS

O prefeito Adiló Didomenico destacou a grande preocupação do município com o meio ambiente e ressaltou que o Aterro Municipal possui um dos melhores tratamentos para o chorume dos resíduos depositados. Ele enfatizou a importância de retomar a prática de separar e reciclar os resíduos, evitando desperdício de recursos. “Devemos nos orgulhar do tratamento dado ao lixo. Nosso aterro é um exemplo. No entanto, a sociedade precisa reaprender a reciclar e parar de gastar dinheiro enterrando recursos”, ressaltou o prefeito.

Após a inauguração, foi realizada uma visita ao Aterro Municipal, que contou com a presença dos vereadores Sandro Fantinel e Renato Oliveira, do secretário de Obras Norberto Soletti, do diretor-presidente do Samae Gilberto Neletti, do diretor de operações da Codeca Rafael Tregansin e do presidente da União das Associações de Bairro (UAB) Valdir Walter.

Botão Voltar ao topo