A pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) sobre as expectativas de vendas para o Dia dos Namorados revela um crescimento estimado de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que o setor deve movimentar aproximadamente R$ 4,6 bilhões durante os dias 6 e 12 de junho.
O levantamento, conduzido entre os dias 24 e 31 de maio de 2023, teve como objetivo analisar as perspectivas dos empreendedores em relação às vendas, ao fluxo de visitantes, ao ticket médio e a outros indicadores para a data. Segundo a pesquisa, 85% dos shoppings consultados têm expectativas positivas para o período.
No que diz respeito ao ticket médio, estima-se que em 2023 seja de R$ 190,00. Os produtos que devem se destacar entre o público feminino durante a data comemorativa são: Perfumaria e Cosméticos (90%), Chocolates e Doces (77%), Joalheria (75%) e Vestuário (74%). Já entre o público masculino, os produtos mais destacados serão: Vestuário (71%), Relógios e Acessórios (67%), Calçados (63%), Perfumaria e Cosméticos (63%) e Artigos Esportivos (60%).
Quanto ao fluxo de visitantes, 66% dos entrevistados acreditam que será maior em comparação a 2022, com um aumento médio de 6,8% para aqueles que esperam um incremento.
As ações para atrair o público nos shoppings no Dia dos Namorados de 2023 serão concentradas em campanhas promocionais tradicionais, tais como sorteios (30%), compre e ganhe (29%) e ganhe e concorra (17%). Os prêmios mais mencionados incluem viagens, vales-compras e vales-jantar. Nos sorteios, os brindes variam desde eletroeletrônicos (celulares, câmeras, smartwatches etc.) até automóveis.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. Ele ressalta que a inflação e o momento econômico foram mencionados como fatores externos que podem limitar o consumo na ocasião, mas os shoppings já observam uma melhoria contínua nas vendas e no fluxo de visitantes, o que reforça a expectativa de bons resultados para o período.
Humai também enfatiza que os consumidores preferem comprar pessoalmente os presentes para o Dia dos Namorados e desfrutar dos serviços disponíveis nos shoppings, o que reforça a perspectiva de um bom público nos empreendimentos na semana que antecede a comemoração.