Saúde

Bons motivos para consumir amêndoas

A amêndoa é um alimento altamente nutritivo e versátil, oferecendo inúmeras possibilidades. Com mais de 20 anos de pesquisa, foi comprovado que o consumo de amêndoas traz uma série de benefícios à saúde. Ela pode ser consumida de várias formas, seja como lanche rápido, como ingrediente em receitas gastronômicas, ou ainda utilizada na produção de farinha e leite de amêndoas. Além disso, as amêndoas são amplamente utilizadas na indústria da beleza.

Incluir um punhado de amêndoas na alimentação diária traz diversos benefícios para o corpo. Uma porção de 30 gramas de amêndoas contém 6 gramas de proteína vegetal, 4 gramas de fibras, 13 gramas de gorduras insaturadas “boas” (apenas 1 grama de gordura saturada), além de magnésio, vitamina E e muito mais.

A Almond Board of California, uma associação que representa produtores de amêndoas na Califórnia, Estados Unidos, convida as pessoas a explorarem o mundo das amêndoas e descobrirem os benefícios desse superalimento. Veja a seguir alguns dos benefícios destacados:

Proteção contra os radicais livres

As amêndoas são ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E. Uma porção de amêndoas contém 50% do valor diário de vitamina E, na forma natural de d-alfa-tocoferol, que é mais potente do que as formas sintéticas encontradas em suplementos alimentares. Essa vitamina antioxidante ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, resultantes da poluição, raios ultravioleta do sol, fumaça de cigarro e outros fatores ambientais e intrínsecos.

Aumento da saciedade e prevenção da diabetes

As amêndoas contêm fibras solúveis e insolúveis. A fibra insolúvel adiciona volume à dieta, auxiliando na movimentação dos alimentos pelo trato digestivo. Já a fibra solúvel ajuda a reduzir o colesterol LDL (ruim) e controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfica na prevenção de doenças como a diabetes.

Estudos mostram que incluir amêndoas na dieta de pessoas com diabetes pode melhorar certos fatores de risco, ao mesmo tempo que proporciona sabor e nutrição substancial. Ambos os tipos de fibra também são úteis na manutenção do peso, proporcionando uma sensação de saciedade prolongada.

Prevenção da osteoporose

O magnésio é um nutriente essencial com várias funções no corpo, incluindo a regulação da função nervosa e muscular, a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial, e a produção de proteínas, energia, ossos e DNA. As amêndoas são uma excelente fonte de magnésio e cálcio, auxiliando na prevenção de doenças como a osteoporose.

Ganho de massa muscular magra

A proteína desempenha um papel fundamental em diversas áreas do corpo humano, abrangendo ossos, músculos, cartilagem, sangue, enzimas, hormônios, pele e unhas. Cada grama de amêndoa contém cerca de 6 gramas de proteína, fornecendo combustível necessário para o corpo enfrentar o dia a dia e ajudando a manter a saciedade entre as refeições.

Além disso, por ser uma fonte de proteína vegetal natural, as amêndoas são naturalmente isentas de sal e possuem baixo teor de açúcar e gordura saturada. Incluir amêndoas em uma dieta saudável para o coração pode auxiliar na manutenção de níveis de colesterol saudáveis. Sua abundância de proteínas também pode contribuir para o ganho de massa muscular magra.

Saúde da pele

Outro benefício das amêndoas é sua capacidade de promover a saúde da pele. A relação entre alimentação e saúde da pele é um campo em crescimento na pesquisa científica. Estudos indicam que as amêndoas podem ser uma adição saborosa à rotina de cuidados com a pele, pois muitos de seus nutrientes essenciais estão associados à saúde cutânea.

Além da vitamina E antioxidante, as amêndoas são ricas em zinco, que também contribui para a integridade da pele saudável, e vitaminas do complexo B, que ajudam na manutenção da pele. Elas também são uma boa fonte de cobre, que desempenha um papel na pigmentação da pele e cabelo, e ácido linoléico, um ácido graxo essencial que auxilia na prevenção do ressecamento.

Botão Voltar ao topo