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Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre emite mais de 800 passaportes por mês

Os cidadãos italianos no Rio Grande do Sul estão sendo atendidos de forma mais rápida em um dos principais serviços oferecidos pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A representação diplomática italiana no estado tem emitido, em média, 803 passaportes por mês, graças à adoção de tecnologia e à redução de burocracia. Esse número representa um aumento de 130% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando o máximo de emissões era de 350 documentos.

Desde março, o Consulado-Geral tem conseguido aumentar significativamente o número de emissões de passaportes. Naquele mês, foram emitidos 812 passaportes, enquanto em abril o número foi de 720 (menor devido aos vários feriados). O desempenho mais destacado do ano ocorreu em maio, quando o órgão emitiu 878 passaportes.

As metas estabelecidas são ainda mais ambiciosas: o Cônsul-Geral, Valerio Caruso, espera que o Consulado emita mais de 1.000 passaportes por mês até o final de 2023. “Estamos fazendo mais pelos nossos cidadãos, proporcionando agilidade e transparência nos processos para facilitar o acesso aos nossos serviços”, afirma o Cônsul-Geral.

Antes de solicitar o passaporte, é necessário que o cidadão tenha sua cidadania italiana reconhecida. Também houve agilidade nos processos relacionados a esse importante serviço consular. Desde que Caruso assumiu em setembro do ano passado, 4.000 famílias foram convocadas para apresentar a documentação necessária para o reconhecimento de sua cidadania “iure sanguinis” (por direito de sangue).

Algumas ações foram implementadas para melhorar o atendimento, como a implantação de um call center (51 2500.7515), a realização de biometria itinerante para emissão de passaportes, que agora está sendo levada a cidades do interior do estado, e o aumento no número de funcionários com a conclusão de dois concursos que agregarão mais 6 profissionais para fortalecer a equipe.

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