EducaçãoNotíciasRio Grande do Sul

UCS lança curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia

A partir de agosto, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) estará oferecendo um novo curso superior: Tecnologia em Viticultura e Enologia. A apresentação dessa novidade ocorrerá na noite de quinta-feira, dia 15, durante um evento exclusivo para convidados no Centro Empresarial de Flores da Cunha. Esse curso é caracterizado por sua formatação e conteúdo exclusivos.

Publicidade

A graduação em Viticultura e Enologia da UCS tem como objetivo formar profissionais capazes de empreender, planejar, operacionalizar e gerenciar diversos segmentos da área vitivinícola e da enologia. A formação também visa identificar novas perspectivas, reconhecendo que o trabalho profissional e os produtos da vitivinicultura são expressões culturais da região. A primeira turma contará com 30 vagas, e os interessados devem participar do processo seletivo. Mais informações podem ser encontradas no link fornecido.

O curso tem a duração de um ano e meio, com carga horária de 2.400 horas, além de atividades complementares. As aulas serão ministradas no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, localizada em Flores da Cunha. Haverá turmas disponíveis no período vespertino e noturno.

Publicidade

A grade curricular incluirá disciplinas com atividades práticas em vinícolas da região, além de disciplinas predominantemente presenciais e a distância (síncronas e assíncronas). Como diferencial, os alunos receberão formação com ênfase no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e inovadoras, permitindo que impulsionem o setor em todos os aspectos: técnico, enoturístico, geográfico e enogastronômico.

“O curso foi planejado para que o aluno complete o currículo em três semestres, um modelo que o distingue de todas as outras seis formações em enologia do país, que têm duração mínima de três anos. Além disso, contará com a chancela internacional da Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino (ONAV), da Itália”, acrescenta o diretor da Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani.

O professor destaca que a UCS demonstrou sensibilidade em relação às necessidades socioculturais da região e às demandas do mercado de trabalho, estando pronta para fornecer respostas positivas na formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento. “Temos uma parceria muito importante com o Centro Empresarial de Flores da Cunha, e juntos, percebemos a demanda real por esse curso na maior região vitivinícola do país”, observa Cingolani.

Botão Voltar ao topo